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CPFL Santa Cruz investe R$ 29,6 milhões em 2016 para ampliar fornecimento de energia

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   24/04/2017

​​Investimento reforça colocação da distribuidora com a quarta melhor qualidade do serviço prestado em 2016, de acordo com a ANEEL​

Jacarezinho, 25 de abril de 2017 – A CPFL Santa Cruz, distribuidora do Grupo CPFL Energia, investiu R$ 36,3 milhões, em 2016, para reforçar o sistema elétrico dos 24 municípios de sua área de concessão no Estado de São Paulo e de três cidades no norte do Paraná. Os recursos foram aplicados na expansão, modernização e manutenção do sistema elétrico, proporcionando um serviço de melhor qualidade para os 210.123 clientes atendidos pela concessionária.

 "Apesar do cenário desafiador da economia do país, a CPFL Santa Cruz foi capaz de manter os seus investimentos, para melhorar a qualidade do serviço prestado aos seus consumidores e acompanhar o ritmo do consumo em sua área de concessão", afirma o presidente da distribuidora, Marco Antônio Villela. Em 2016, a companhia ficou em quarto no ranking nacional de continuidade do serviço, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), fruto dos investimentos realizados.

Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico das cidades em que atua, a CPFL Santa Cruz aplicou R$ 14,5 milhões nos projetos voltados ao atendimento do cliente e suporte ao crescimento do mercado. Parte dos recursos foram destinados à expansão das redes elétricas, visando a ligação de novos clientes. Em 2016, foram conectados 3.786 novos consumidores à rede de distribuição de energia da companhia.

Do montante total, outros R$ 14,1 milhões foram investidos pela CPFL Santa Cruz na manutenção, melhoria e modernização do seu sistema de distribuição. Em linhas gerais, os investimentos preparam o sistema elétrico das cidades para o aumento futuro, tanto da demanda por energia do parque industrial, quanto do consumo das classes comercial e residencial, além de tornar a rede mais resistente aos fatores climáticos. As ações de combate às perdas comerciais e outros projetos consumiram outro R$ 1 milhão.

 Índices de qualidade no fornecimento de energia elétrica

Fruto dos investimentos em todas as cidades de sua área de atuação, a CPFL Santa Cruz possui um dos menores índices de duração (DEC) e frequência (FEC) de interrupções no fornecimento de energia elétrica do Brasil, entre as grandes distribuidoras, segundo dados da ANEEL. O DEC, índice que representa a média do tempo que o cliente ficou sem energia durante o ano de 2016, foi de 5,65 horas/ano, enquanto o FEC, índice que mede a média da frequência de interrupções no fornecimento por cliente foi de 4,09 vezes. A média brasileira, no mesmo ano, foi de um DEC de 15,82 horas e um FEC de 8,87 vezes.

É importante destacar que cerca de 2/3 do tempo em que o cliente fica sem energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (com quedas de árvores), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores, além de furtos de cabos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes e organizados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede elétrica. O desabastecimento causado por fatores externos é inerente ao modelo de rede elétrica aérea existente no Brasil. ​

Canais de atendimento ao cliente CPFL Santa Cruz:

  • Site e web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
  • E-mail: atendimento@cpflsantacruz.com.br
  • Contact Center: 0800 772 2196 (ligação gratuita)
  • SMS: enviar a palavra LUZ e o seu código (localizado no verso da sua conta de energia) para o número 26805
  • App CPFL&VC, disponível para IOS, Android e Windows Phone
  • Atendimento presencial em todas as cidades atendidas.

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Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Tags:
    Santa Cruz; Investimentos; Distribuição;