A CPFL Renováveis lança um Programa de Desenvolvimento Socioambiental (PDS) no Rio Grande do Norte. A iniciativa, que terá investimentos de R$ 1 milhão, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento econômico e social das populações locais, por meio de parcerias da CPFL Renováveis com organizações, governos e empresas interessadas em participar do Programa. O edital para inscrição dos projetos será lançado no dia 19 de março e estará disponível no site www.cpflrenovaveis.com.
“O Programa reforça nosso compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades que vivem nas áreas onde a empresa desenvolve e mantém projetos de geração de energia, como parques eólicos, usinas de geração a partir de biomassa e usinas fotovoltaicas”, afirma Tarcísio Borin, diretor de Sustentabilidade da CPFL Renováveis.
As primeiras localidades beneficiadas pelo programa serão São Miguel do Gostoso, Touros, Parazinho e João Câmara, região de influência dos empreendimentos eólicos que a empresa mantém no Estado. O projeto será direcionado para os pequenos agricultores, pescadores e famílias urbanas de baixa renda, representados por suas respectivas associações, cooperativas ou sindicatos. Os recursos serão aplicados em iniciativas de geração de renda, de aprimoramento do processo produtivo, beneficiamento e comercialização, de infraestrutura coletiva, qualificação profissional e fortalecimento institucional.
Os projetos serão aprovados em junho de 2013, por meio dos Comitês Municipais compostos por representantes de diversos órgãos e instituições locais, entre entidades governamentais e organizações da sociedade civil e a previsão para o início de desenvolvimento dos trabalhos selecionados é julho de 2013. Serão selecionadas iniciativas individuais e coletivas, de pequeno e médio porte, divididas em seis linhas de financiamento:
- Capacitação Profissional e formação para cidadania;
- Fortalecimento Institucional;
- Desenvolvimento Ambiental Sustentável;
- Apoio às Cadeias Produtivas;
- Projetos de Infraestrutura Coletiva;
- Projetos de Promoção Cultural, Esporte e Lazer.