Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Renováveis é a primeira empresa da América Sul a emitir título verde com certificação internacional

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   28/03/2017


São Paulo, 29 de março de 2017 - A CPFL Renováveis obteve de Título Climático Certificado pelo critério de Energia Eólica (green bond) pelo ‘Conselho de Normas da Climate Bonds’ (Climate Bonds Standard Board) para emissão de debêntures no valor de R$ 200 milhões. É a primeira empresa da América do Sul a emitir green bond (título verde) com certificação internacional e a primeira do setor a emitir um título certificado.

O green bond é um título de dívida que exige que os recursos captados sejam aplicados em projetos ambientalmente sustentáveis. A Climate Bonds Initiative é uma organização internacional sem fins lucrativos. É a única organização no mundo que trabalha exclusivamente para promover investimentos em larga escala na economia de baixo carbono.   

Os recursos foram liquidados e utilizados para a construção dos projetos eólicos Campos dos Ventos e São Benedito, com 231 MW de capacidade instalada, localizados no Rio Grande do Norte. O Santander foi o banco estruturador da emissão e a Sitawi deu parecer favorável ao desempenho ambiental dos projetos financiados. 

“Somos uma empresa 100% verde. Apostamos no desenvolvimento do mercado de green bonds no Brasil, pois acreditamos ser uma oportunidade promissora para financiar projetos que estimulem o desenvolvimento sustentável do País”, afirma Gustavo Sousa, diretor presidente da CPFL Renováveis.

Para Justine Leigh-Bell, diretora de Desenvolvimento do Mercado da Climate Bonds Initiative, a emissão da CPFL Renováveis mostra o grande potencial de crescimento do mercado brasileiro de títulos verdes. “A empresa foi a primeira a emitir um green bond certificado pelo Climate Bonds Standard Board, o que demonstra liderança e comprometimento com o desenvolvimento de um mercado de green bonds ético e com credibilidade”, ressalta.

Sobre a CPFL Renováveis

Maior empresa do Brasil no segmento de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, a CPFL Energias Renováveis S.A. (CPRE3) tem um portfólio de 91 empreendimentos de geração nas quatro fontes: parques eólicos, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), usinas termelétricas movidas à biomassa e usina solar, tecnologia em que foi pioneira no Estado de São Paulo. Atualmente, esses ativos totalizam uma capacidade de geração de 2,1 GW. A CPFL Renováveis tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, o mais alto segmento de governança corporativa desde 2013.​

Tags:
    CPFL Renováveis; green bonds; CPFL Energia; investimentos; sustentabilidade; títulos verdes