Em 2018, a distribuidora identificou 25,5 mil casos de irregularidades em municípios como Campinas, Americana, Piracicaba e Hortolândia
A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 4,49 milhões de clientes em 234 municípios no Estado de São Paulo, intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em Campinas e cidades da região. Na comparação entre o ano de 2018 ante o de 2017, a concessionária registrou um crescimento de 35,7% no número de irregularidades identificadas, passando de 18.844 para 25.581 casos.
A cidade de Campinas foi a que registrou o maior número de irregularidades identificadas, alcançando a marca de 17.691 ocorrências. Em segundo lugar ficou Piracicaba com 2.938 ocorrências, seguida por Hortolândia, com 1.558 casos (ver tabela abaixo).
No ano de 2018, considerando as cidades de Campinas, Americana, Hortolândia, Itatiba, Monte Mor, Nova Odessa, Piracicaba, Santa Bárbara, Sumaré, Paulínia e Valinhos, a CPFL Paulista conseguiu recuperar um volume de 61.394 MWh de energia furtada. Isso seria suficiente para abastecer 33.943 famílias compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano, o que equivale ao consumo de uma cidade do porte de Amparo.
Cidade | Ano | Inspeções Realizadas | Irregularidades | Energia recuperada (MWh) | Casas por 1 ano |
Campinas | 2018 | 63.459 | 17.691 | 42.458 | 23.588 |
2017 | 50.501 | 14259 | 34222 | 19012 |
Piracicaba | 2018 | 12.899 | 2.938 | 7.051 | 3.917 |
2017 | 7.070 | 1878 | 4507 | 2504 |
Hortolândia | 2018 | 6.743 | 1.558 | 3.739 | 2.077 |
2017 | 3.780 | 905 | 2172 | 1207 |
Sumaré | 2018 | 5.731 | 1.377 | 3.305 | 1.836 |
2017 | 3.755 | 583 | 1399 | 777 |
Americana | 2018 | 5.496 | 634 | 1.522 | 845 |
2017 | 2.685 | 370 | 888 | 493 |
Monte Mor | 2018 | 2.190 | 526 | 1.262 | 701 |
2017 | 951 | 249 | 598 | 332 |
Santa Bárbara D’
Oeste | 2018 | 2.776 | 355 | 852 | 473 |
2017 | 1.421 | 182 | 437 | 243 |
Itatiba | 2018 | 2.303 | 167 | 401 | 223 |
2017 | 1.044 | 147 | 353 | 196 |
Valinhos | 2018 | 1.362 | 159 | 382 | 212 |
2017 | 665 | 128 | 307 | 171 |
Paulínia | 2018 | 1.093 | 123 | 295 | 164 |
2017 | 658 | 84 | 202 | 112 |
Nova Odessa | 2018 | 661 | 53 | 127 | 71 |
2017 | 466 | 59 | 142 | 79 |
Total | 2018 | 104.713 | 25.581 | 61.394 | 34.107 |
2017 | 22.495 | 18.844 | 45.227 | 25.126 |
Intensificação da fiscalização
Nos últimos anos, a CPFL Paulista tem intensificado a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todos os municípios atendidos ela distribuidora. Em 2018, a distribuidora realizou 266,1 mil inspeções, aumento 42,4% na comparação com as 186,8 mil inspeções executadas em 2017. Atualmente, a taxa de sucesso é de 21,3%, ou seja, para cada cinco fiscalizações realizadas, as equipes encontram uma fraude. Isso significa que, em 2018, a distribuidora encontrou 56.893 casos de fraudes e furtos, recuperando 136.534 MWh de energia (suficiente para abastecer 75,8 mil famílias por um ano, equivalente à cidade de Santa Bárbara d’Oeste).
Esse resultado é fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo, adotou novas tecnologias e mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise. Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, esses investimentos têm sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora.
“O trabalho realizado em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem se mostrado fundamental nas operações que visam o combate às fraudes e ligações clandestinas. Todas essas ações possibilitaram que a distribuidora passasse a identificar um número maior de irregularidades em 2018”, afirma o Sartori.
Consumidores da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site www.cpfl.com.br, pelo e-mail
[email protected] ou pelo telefone 0800 774 4286.
Furtar energia é crime
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. As distribuidoras do Grupo CPFL Energia, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas.
Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.
Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.
Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.
Atuação preventiva
O Grupo CPFL Energia desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais.
Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo real do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes.
Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% do total da energia distribuída em sua área de concessão, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice visando reduzir o encarecimento da conta de luz dos consumidores, manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia e garantir, por consequência, a segurança da população.