Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Paulista realiza em Campinas o maior congresso de inovação e eficiência energética do setor elétrico brasileiro em 2019

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   05/12/2018

Campinas, 06 de dezembro de 2018 - A CPFL Paulista, distribuidora da CPFL Energia, foi selecionada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para ser a anfitriã da 10ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética no Setor Elétrico (CITEENEL). O evento, um dos principais do setor elétrico, irá ocorrer no segundo semestre de 2019, na cidade de Campinas (SP).
 
Com o tema “Inovação e Eficiência no Contexto do Setor Elétrico do Futuro: digitalização, descentralização e eletrificação”, o evento apresentará à sociedade as principais inovações tecnológicas desenvolvidas pelas concessionárias por meio de seus Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética (EE). Além disso, as empresas discutirão os novos rumos do setor com o aperfeiçoamento regulatório.
 
Na edição de 2019, a novidade será a realização de rodadas de negócios simultaneamente à exibição dos produtos de P&D e EE nos estandes das concessionárias. Também estão previstos painéis de discussão sobre os impactos das tecnologias disruptivas no setor, como inteligência artificial, eletrificação e mobilidade elétrica, e suas interfaces com os setores de transportes, petróleo, gás, biocombustíveis e logística.
 
“É uma honra para o Grupo CPFL ter sido escolhido para organizar esse evento tão importante para o setor elétrico. A escolha reforça que estamos caminho certo ao fomentar projetos de eficiência energética com impacto na sociedade e também iniciativas disruptivas de inovação, preparando e posicionando a CPFL para o futuro do mercado”, afirma o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.
 
Nos últimos anos, o Grupo vem investindo em projetos de P&D como telhados solares, armazenamento de energia, mobilidade elétrica e desagregação do consumo de energia, dentro de um conceito de living lab em Campinas. Além disso, as distribuidoras do Grupo estão investindo em iniciativas de digitalização da rede elétrica, ampliando o nível de automação e melhorando a qualidade do serviço de energia.
 
A data e o local de realização do CITEENEL serão anunciadas pela Aneel em janeiro de 2019. Participarão do evento lideranças e instituições de toda a cadeia do setor elétrico (geradoras, transmissoras, distribuidoras e comercializadoras de energia), empresas de base tecnológica, indústrias, agências do setor, centros de pesquisa, certificadoras e universidades.
 
Sobre a CPFL Energia
 
A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
 
Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
 
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do terceiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.
 
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.

Tags:
    Citenel; inovação; eficiência energética; cpfl energia; aneel; seminário