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CPFL Paulista - Reajuste Tarifário Anual 2016

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   04/04/2016

​CPFL Paulista - Reajuste Tarifário Anual 2016

A definição das tarifas das concessionárias de energia elétrica, bem como os processos de reajustes tarifários anuais e a revisões tarifárias, são conduzidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão responsável pela regulação do setor, e incluem os seguintes marcos:

  • Revisão Tarifária Periódica - RTP: ocorre, no caso da CPFL Paulista, a cada cinco anos, e seu objetivo é preservar o equilíbrio econômico financeiro da concessão. A agência reguladora (ANEEL) analisa os investimentos e a eficiência da concessionária para que os ganhos alcançados com a melhoria dos processos sejam repassados ao consumidor final.

     
  • Reajuste Tarifário Anual - RTA: acontece anualmente no intervalo das revisões periódicas e tem como objetivo repassar os custos não gerenciáveis e atualizar monetariamente os custos gerenciáveis.

 

A ANEEL pode determinar também a Revisão Tarifária Extraordinária - RTE, caso haja alterações significativas comprovadas nos custos da concessionária, modificação ou extinção de tributos e encargos posteriores à assinatura do contrato. ​

​​Em reunião de Diretoria Colegiada realizada nesta terça-feira, 05/04, a ANEEL homologou o Reajuste Tarifário Anual – RTA, de 2016, da CPFL Paulista, que passa a vigorar a partir de 08/04/2016 até 07/04/2017, conforme previsto no respectivo contrato de concessão.

Efeitos do aumento para o consumidor

      • Alta Tensão: 6,56%
      • Baixa Tensão: 8,23%
  • Consumidores residenciais: 6,55%
      • Efeito Médio Total: 7,55%

 

O índice médio de reajuste divulgado pela ANEEL é calculado conforme estabelece o contrato de concessão e contempla a variação de custos gerenciáveis pela distribuidora de energia elétrica, como custos operacionais e de capital, denominados de "Parcela B"; e custos não gerenciáveis pela distribuidora, denominados de "Parcela A". Os custos desta parcela são afetados por variações no preço da energia comprada, encargos dos sistemas de transmissão, encargos setoriais e componentes financeiros, ou seja, são custos que a distribuidora não tem possibilidade de gerenciar.

Contato com a empresa também é feito pelo celular ou pela internet

O acesso do cliente da CPFL Paulista é facilitado pelo serviço gratuito de atendimento, por mensagens via celular, smartphone e também e-mail. No caso de desligamento, o aviso via celular é simples. O cliente precisa digitar o seu código de cliente – que consta na conta de energia elétrica – e enviar para o número 27351. A central identifica se há falta de energia no imóvel e responde com a previsão para o restabelecimento. Se o cliente solicitar o cadastramento de seu celular, ele recebe o comunicado automaticamente sempre que houver um desligamento.

Canais de atendimento ao cliente CPFL Paulista:

  • Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
  • Site: www.cpfl.com.br
  • SMS: 27351
  • E-mail: paulista@cpfl.com.br
  • Contact Center: 0800 010 1010 (ligação gratuita)
  • Agências de atendimento presencial em todos os municípios atendidos
Tags:
    reajuste; cpfl paulista; tarifa;