Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Paulista proporciona economia de energia à população de baixa renda de Mineiros do Tietê

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   23/11/2020

​Programa de Eficiência Energética da distribuidora instalou sistemas de aquecimento solar de água em residências da cidade, que vão reduzir consumo em até 30%

Mineiros do Tietê, 24 de novembro de 2020 – A CPFL Paulista investiu mais de R$ 2,2 milhões em um projeto de Eficiência Energética que beneficiou famílias em situação de vulnerabilidade social em Mineiros do Tietê. A iniciativa contemplou a instalação de sistema de aquecimento solar de água em residências de 1.050 famílias de baixa renda. A solução vai reduzir o consumo de energia dos chuveiros elétricos, que hoje representam em média 30% do consumo residencial.

O projeto de Eficiência Energética impacta positivamente em toda a área de atuação da CPFL Paulista, que soma 9.600 sistemas de aquecimento solar instalados e 120 mil lâmpadas substituídas em 2020. Somente em Mineiros do Tietê, a ação vai proporcionar uma redução de 738,15 MWh ao ano, consumo equivalente ao de 311 residências. As obras ainda evitarão a emissão de 55,36 toneladas de CO2 na atmosfera – o mesmo que o plantio de 332 novas árvores.

“A população em situação de vulnerabilidade social não tem acesso a equipamentos mais eficientes e apoios como esse geram um maior uso racional de energia. Ao levar os projetos para as comunidades da nossa área de atuação, conscientizamos as pessoas sobre a importância do consumo eficiente e seguro da energia elétrica. Todos ganham quando há um esforço coletivo rumo à eficiência energética, seja por conta dos benefícios ambientais ou pela economia gerada para os clientes”, explica o Gerente de Eficiência Energética da CPFL Paulista, Felipe Henrique Zaia.

As residências serão selecionadas em bairros de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no município, são avaliadas as condições técnicas das residências como telhado adequado para a instalação do sistema e telhado voltado à direção norte para facilitar a captação da luz solar. O processo de seleção acontece por meio de visitas técnicas realizadas por uma equipe de profissionais especializados, treinados para manter distanciamento mínimo de dois metros dos moradores, além de usar vestimentas de segurança, máscara e álcool em gel. Por isso, não é preciso procurar a CPFL. Ao ser selecionada, a residência receberá o equipamento cuja maior parte será instalado na área externa da residência.

A CPFL Energia atua em prol da melhoria nos serviços públicos em toda a sua área de atuação. As iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ajudam instituições públicas, filantrópicas e consumidores a reduzirem suas contas de energia.

Tags:
    CPFL Paulista; Mineiros do Tietê; Programa de Eficiência Energética;