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CPFL Paulista investe R$ 11 milhões no sistema elétrico de Bauru em 2015

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Assessoria de Imprensa   10/02/2016

Bauru, 11 de fevereiro de 2016 – Um dos mais relevantes centros econômicos, de negócios e cultural do Estado de São Paulo, com mais de 360 mil habitantes, Bauru está recebendo a atenção da CPFL Paulista. A distribuidora do Grupo CPFL Energia, que atende mais de 3,5 milhões de consumidores em 234 municípios paulista, investiu mais de R$ 11 milhões na manutenção e melhoramento das redes elétricas primaria e secundária somente em 2015, tornando mais robusto, seguro e confiável o sistema, melhorando o nível de conforto de seus clientes.

Do montante investido pela concessionária no município, cerca de R$ 1,75 milhão foram destinados aos projetos que viabilizam a expansão do consumo de energia e o crescimento do mercado, por meio da ampliação da capacidade de subestações e linhas de transmissão na região. A companhia também aplicou R$ 5,9 milhões em projetos de atendimento ao cliente, com destaque para o montante de R$ 1,65 milhão na conexão de novos clientes residenciais e comerciais de baixa tensão e na expansão da rede urbana para a ligação dos consumidores com carga inferior a 50 kW.

A CPFL Paulista destinou mais R$ 1,26 milhão na manutenção da rede elétrica da cidade. Realizadas de forma preventiva, as manutenções visam não só a melhoria da qualidade dos serviços, aumentando a confiabilidade da malha de distribuição, como também reforçar o sistema para enfrentar as tempestades que se concentram com a chegada do verão, já que a rede está menos suscetível a interferências externas. Outros R$ 675 mil foram aplicados na melhoria da rede elétrica.

O município de Bauru também recebeu investimentos em novas tecnologias para melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela CPFL Paulista. As chamadas redes inteligentes, ou smart grids, prometem uma verdadeira revolução no relacionamento entre a distribuidora e os seus clientes, inclusive os residenciais, trazendo mais rapidez e qualidade e ampliando o volume de informações disponíveis sobre a rede elétrica, que hoje não são acessíveis com as atuais redes analógicas.  

Apostando no futuro, a empresa investiu R$ 913 mil na implantação de 507 medidores inteligentes em Bauru, que irão transmitir informações on-line sobre o consumo de clientes industriais para o Centro de Inteligente de Medição (CIM), em Campinas. Em outra frente dessa tecnologia, foram aportados R$ 2,13 milhões na instalação de 71 chaves telecomandadas, que recuperam o sistema automaticamente e reestabelecem o fornecimento de energia sem a intervenção humana. 

Em linhas gerais, Bauru recebeu investimentos da CPFL Paulista na melhoria de suas redes secundária e primária, nas linhas de transmissão, na substituição de equipamentos e no suporte ao crescimento do mercado, preparando o sistema para a ampliação tanto do parque industrial como do consumo das classes comercial e residencial.

Na região de Bauru, entre os municípios que mais receberam investimentos estão Duartina, com R$ 13 milhões; Marília, com R$ 7,1 milhões; Garça, com R$ 6,8 milhões; Gália, com R$ 1,3 milhão; Pederneiras, com R$ 1,1 milhão; Agudos, com R$ 936 mil; Bariri, com R$ 899 mil; Arealva, com R$ 718 mil; e Piratininga, com R$ 579 mil.

Índices de qualidade no fornecimento de energia elétrica

Fruto dos investimentos em todas as cidades de sua área de atuação, a CPFL Paulista possui um dos menores índices de duração (DEC) e frequência (FEC) de interrupções de fornecimento de energia do Brasil entre as grandes distribuidoras, segundo o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O DEC, índice que representa a média do tempo que o cliente da CPFL Paulista ficou sem energia durante o período de um ano, foi de 6,93 horas em 2014, enquanto o FEC, índice que mede a frequência de interrupções no fornecimento, em média, por cliente, foi de 4,89 vezes em 2014. A média brasileira, em 2014, foi de um DEC de 14,58 horas e um FEC de 11,77 vezes.

É importante destacar que cerca de 2/3 do tempo em que falta energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (com quedas de árvores), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores, além de furtos de cabos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes e organizados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede elétrica. O desabastecimento causado por fatores externos é inerente ao modelo de rede elétrica existente no Brasil. 

As tecnologias de rede aérea empregadas pela CPFL e em diversos países são confiáveis e eficientes, além de terem um custo acessível que impacta menos na conta de luz do que uma rede de tecnologia diferenciada, como redes subterrâneas, que chegam a ser mais caras e recomendadas para localidades como condomínio e locais de grande incidência populacional. Nas áreas rurais, de difícil acesso para os veículos das equipes, e nos locais que necessitam de execução de obras ou operações complexas, como substituição de postes e remoção de árvores de grande porte, o restabelecimento do fornecimento de energia pode levar mais tempo. 


Canais de atendimento ao cliente CPFL Paulista:

Site: www.cpfl.com.br
E-mail: paulista@cpfl.com.br
Contact Center: 0800 010 1010 (ligação gratuita)
App CPFL e VC, disponível para IOS, Android e Windows Phone
Agência de atendimento: Rua Wenceslau Braz Nº 08-08 - Vila Pacífico (Segunda à Sexta, das 08h00 às 16h00)

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Tags:
    CPFL Paulista; Bauru; Investimentos; fornecimento de energia