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CPFL Paulista investe mais de R$ 22,8 milhões nas redes elétricas na região de Luiz Antônio entre 2016 e 2018

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   14/05/2019

Clientes se beneficiaram das obras de expansão, modernização e manutenção do sistema elétrico no município

Luiz Antônio, 15 de maio de 2019 - A CPFL Paulista, distribuidora que atende a 234 municípios no interior de São Paulo, investiu mais de R$ 22,8 milhões na modernização, manutenção e expansão do sistema elétrico para os seus mais de 11 mil clientes dos municípios de Luiz Antônio e São Simão entre 2016 e 2018. Os investimentos fazem parte do trabalho contínuo da empresa para ampliar a qualidade e a confiabilidade dos serviços oferecidos.

Entre os trabalhos realizados destaca-se a conclusão da obra de repotencialização da Subestação São Simão, que alimenta a cidade e o sistema de distribuição de Luiz Antônio. Até julho deste ano, a subestação passará também a contar com interligação (rede elétrica) exclusiva até o município. A partir da conclusão dessa interligação, construída com tecnologia de rede compacta e protegida, Luiz Antônio terá três fontes (circuitos) diferentes de alimentação de energia elétrica.

Para tornar todo o sistema elétrico da região mais confiável e manobrável, a CPFL Paulista também instalou a tecnologia de reconfiguração automática da rede, por meio do uso do sistema de self-healing. Isso significa que, em caso de interrupção de um dos circuitos, o uso dessa tecnologia permite isolar o trecho de rede elétrica afetado, mantendo o fornecimento de energia para os demais clientes por meio de outras fontes de suprimento existentes.

A companhia também investiu em obras de manutenção e melhoria de seu sistema elétrico. No período, foram aportados mais de R$ 8,5 milhões em manutenção e R$ 4,6 milhões em melhorias nas redes primária e secundária. Entre as ações executadas estão a realização do plano de manutenção e a instalação de equipamentos como espaçadores entre os cabos e a troca das redes nuas por rede compacta multiplexada, tornando a rede elétrica mais resistente ao toque de objetos, como galhos de árvores.

Segundo o presidente da CPFL Paulista, Carlos Zamboni Neto, “o objetivo final dos investimentos é garantir um fornecimento seguro e confiável de energia para os clientes, auxiliando a região em sua trajetória de crescimento”. A companhia ainda aplicou R$ 2,6 milhões em projetos de extensão da rede elétrica urbana.

Qualidade do serviço. Os aportes realizados nos últimos anos levaram a empresa a se tornar uma das melhores em distribuição de energia no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a CPFL Paulista possui o quarto menor tempo de interrupção do fornecimento de energia do País entre as grandes distribuidoras brasileiras.

Em 2018, a Duração Equivalente de Interrupções (DEC) da distribuidora, índice que mensura o tempo médio do cliente sem energia, foi de 6,17 horas, uma redução de 13,6% na comparação com as 7,14 horas de 2017. Para efeito de comparação, a média nacional em 2018 foi de 12,61 horas, o dobro do indicador da CPFL Paulista.

Já a Frequência Equivalente de Interrupções (FEC), que retrata a quantidade de vezes, na média, que o consumidor ficou sem energia, também caiu 18,9% no período, de 4,01 vezes. Para este indicador, a média nacional é de 7,07 vezes.

A empresa também aposta na digitalização dos seus canais de atendimento para facilitar a vida dos seus consumidores. A concessionária reformulou os seus canais digitais, que incluem a versão desktop e mobile do site (www.cpfl.com.br) e o aplicativo “CPFL energia”, disponível para download nas plataformas iOS, Android e Windows Phone. Os canais digitais da CPFL Paulista disponibilizam mais de 25 serviços aos seus clientes 24 horas por dia, sete dias por dia, trazendo a comodidade e facilidade para o consumidor.​

Tags:
    CPFL Paulista; Luiz Antônio; Investimentos; Modernização do Sistema Elétrico;