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CPFL Paulista investe R$ 22,2 milhões na modernização da rede elétrica de Araraquara em 2017

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Assessoria de Imprensa   13/04/2018

Somadas, as cidades de Araraquara, São Carlos, Ibaté, Ribeirão Bonito e Matão tiveram aporte de R$ 33,9 milhões para garantir serviços de qualidade aos consumidores

Araraquara, 13 de abril de 2018 - A CPFL Paulista, distribuidora da CPFL Energia que atende 4,3 milhões de consumidores em 234 municípios do interior paulista, investiu R$ 22,2 milhões na modernização, manutenção e expansão do sistema elétrico de Americana em 2017. O valor representa crescimento de 100% em relação a 2016, contribuindo para aumentar o nível de conforto e qualidade do serviço oferecido aos 110 mil clientes atendidos no município.

Para suportar o crescimento do mercado e a garantir a qualidade dos serviços na cidade, a distribuidora investiu R$ 9,1 milhões em ampliação da capacidade de subestações e linhas de transmissão e em adequação de capacidade da rede de distribuição, tornando o sistema elétrico da região mais flexível e robusto.

Em manutenção e melhorias na rede elétrica, foram investidos aproximadamente R$ 8 milhões. Deste montante, a concessionária destinou R$ 5,8 milhões em ações como manutenção programada ou emergencial e substituição de transformadores. Por sua vez, os investimentos em melhoramentos nas redes primária e secundária e instalação de novos equipamentos somaram R$ 2,3 milhões.

Do valor total, outros R$ 4,2 milhões foram aplicados em ligação de novos consumidores na área urbana e rural, por meio da instalação de novos medidores e ampliação da rede elétrica. Isso possibilitou o acréscimo de novos 2,2 mil clientes residenciais, comerciais e industriais ao sistema de distribuição da CPFL Paulista em Araraquara.

A CPFL Paulista segue no desenvolvimento de projetos especiais, que consistem em planos de modernização das redes de Transmissão e Distribuição e em projetos focados em Smart Grid (redes inteligentes). Para essas ações, a distribuidora dedicou em torno de R$ 582 mil em investimento no município.

“Em toda a sua área de concessão, a CPFL Paulista atua intensamente para oferecer excelência no fornecimento de energia, segurança e qualidade para seus clientes. Os investimentos contínuos contribuíram para que a distribuidora alcançasse os melhores indicadores de continuidade no fornecimento de energia do País”, afirma o presidente da distribuidora, Carlos Zamboni Neto. 

Considerando Araraquara e outros municípios vizinhos, a CPFL Paulista investiu, no total, R$ 33,9 milhões na modernização, expansão e manutenção da rede elétrica. A conta inclui, além de Araraquara, as cidades de São Carlos (R$ 7,5 milhões), Matão (R$ 2,6 milhões), Ribeirão Bonito (R$ 770 mil) e Ibaté (R$ 701 mil). 

Veja a lista de investimentos totais realizados pela distribuidora na região:

Cidade

Investimento

Araraquara

R$ 22,2 milhões

São Carlos

R$ 7,5 milhões

Matão

R$ 2,6 milhões

Ribeirão Bonito

R$ 770 mil

Ibaté

R$ 701 mil​


Investimentos refletem na qualidade do serviço

Em 2017, a CPFL Paulista investiu R$ 745 milhões no sistema de distribuição, um aumento de 31% em relação a 2016, quando o aporte foi de R$ 566 milhões. Os investimentos estão alinhados com os objetivos da CPFL Energia em sempre prestar serviços de alta qualidade para os consumidores, alinhando robustez e confiabilidade no fornecimento de energia com desenvolvimento regional.

Fruto dos investimentos, a CPFL Paulista é uma das distribuidoras com os menores índices de interrupção do fornecimento de energia do País. Segundo dados da Aneel, os clientes da companhia ficaram, em média, 7,14 horas sem energia, o segundo melhor indicador do País. Na prática, isso significa que os consumidores da empresa tiveram energia durante 99,9% do tempo no ano passado. A média nacional é de 14,35 horas sem luz. Além disso, a frequência das interrupções foi 4,94 vezes, o terceiro menor do Brasil. 

Além de todos os investimentos realizados na modernização, manutenção e expansão do sistema elétrico, a CPFL Paulista também apostou na digitalização dos seus canais de atendimento para facilitar a vida dos seus consumidores. A concessionária reformulou os seus principais canais digitais, como as versões desktop e mobile do seu site e o aplicativo “cpfl energia”, disponibilizando os seus principais serviços por 24 horas por dia para os seus clientes. As iniciativas integram o Programa “Transformação do Atendimento”, que tem por objetivo ampliar a oferta de soluções digitais aos 9,3 milhões de clientes do Grupo CPFL nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Tags:
    Investimentos; CPFL Paulista; Araraquara;