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CPFL Paulista intensifica fiscalização contra furto e fraude de energia em Amparo

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   18/07/2017

Amparo, 17 de julho de 2017 – A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 4,2 milhões de clientes em 234 cidades no Estado de São Paulo, intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia na cidade de Amparo, interior paulista. Nos últimos 18 meses, a concessionária realizou 526 inspeções em unidades consumidoras suspeitas no município, identificando 59 irregularidades relacionadas a desvios de energia elétrica.
 
Fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo, que vem adotando novas tecnologias e aplicando mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise, a CPFL Paulista foi capaz de identificar um número maior de irregularidades na rede elétrica nos primeiros meses de 2017, contribuindo para coibir esta prática em atuação conjunta com o poder público. 

Para efeito de comparação, a CPFL Paulista realizou 148 inspeções no primeiro semestre de 2016, identificando, em 11% dos casos, irregularidades. Já entre janeiro e junho de 2017, 13% das 130 inspeções realizadas encontraram problemas com furtos e fraudes, ou seja, crescimento de 18%. “O aumento da inteligência no monitoramento tem sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia em nossas redes. Além disso, a integração com os órgãos públicos e autoridades policiais também são fundamentais em operações que visam o combate às ligações clandestinas”, diz o diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori.
 
Em uma das inspeções realizadas recentemente, a CPFL Paulista descobriu o caso de um cliente industrial que fraudava o registro do consumo de energia elétrica por meio da manipulação equipamento de aferição, instrumento que pertence ao conjunto de medidores de energia elétrica. Comprovada a fraude e com o apoio das autoridades policiais, o responsável pela empresa foi preso em flagrante e levado ao distrito policial. Com o não pagamento da fiança – estimada em cerca de R$ 25 mil reais – o empresário foi conduzido à cadeia pública da região.

Furtos e fraudes são considerados crime

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode ser de um a quatro anos de detenção. Além disso, também são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado, acrescidos de multa. As distribuidoras do Grupo CPFL, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas.

Além de crime, as chamadas “perdas comerciais”, como denominadas os furtos e fraudes no jargão do setor elétrico, contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.

Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes não apenas traz cidadania para essa parcela da população, como também beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como gato, também estão colocando em risco a suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, inclusive fatais.
 
Atuação preventiva

As ações de inspeções no campo são precedidas por um trabalho de inteligência para detectar possíveis casos suspeitos. O Grupo CPFL desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações que indiquem perdas comerciais. 

Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes. 

Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% no total de perdas de energia de suas distribuidoras, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice para reduzir o seu impacto na conta de luz dos consumidores, manter a qualidade do serviço e garantir a segurança da população.​

Tags:
    CPFL Paulista; perdas comerciais; fraudes; furtos; distribuição; redes inteligentes