Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Paulista instala mais de 4,1 mil lâmpadas de LED na Cidade Judiciária de Campinas

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   29/08/2019

​Projeto de eficiência energética irá economizar energia suficiente para abastecer aproximadamente 210 famílias por um ano

Campinas, 30 de agosto de 2019. A CPFL Paulista, distribuidora de energia do Grupo CPFL Energia que atende 4,5 milhões consumidores em 234 municípios do interior de São Paulo, finalizou mais um projeto de eficiência energética. A companhia investiu R$200 mil na modernização do sistema de iluminação de prédios públicos da Cidade Judiciária de Campinas.

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora e substituiu as lâmpadas de 4.115 pontos de iluminação por tecnologia LED, mais eficientes e de maior durabilidade. Ao todo, a ação ajudará a ampliar a eficiência energética dos prédios da Cidade Judiciária de Campinas, evitando a emissão de 37,5 toneladas de gás carbônico (CO2), o equivalente ao plantio de 225 novas árvores. 

Além de contribuir com a sustentabilidade, a iniciativa, financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), possibilita mais qualidade na iluminação dos ambientes e maior durabilidade do novo equipamento. O modelo de lâmpada instalada tem vida útil cinco vezes maior que a da tecnologia atual. A economia anual gerada será de 507 megawatts-hora (MWh) - volume de energia que seria suficiente para abastecer aproximadamente 211 famílias por um ano.

Os recursos do PEE provêm do valor arrecadado nas contas de energia elétrica e é aprovado junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse dinheiro volta para a sociedade por meio de projetos que buscam preservar os recursos naturais e promover educação para o uso consciente de energia elétrica, evitando, assim, o desperdício. 

Programa de Eficiência Energética

A CPFL Energia, investiu, em 2018, R$ 67,6 milhões em projetos de eficiência energética nas cidades de sua área de atuação, conforme aprovado pela ANEEL. Com o investimento, os projetos pouparam cerca de 29 mil MWh, energia suficiente para abastecer, aproximadamente, 12 mil clientes residenciais por um ano.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 106 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,7 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis (53,18%), maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.307 MW, no final de junho de 2019.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.​

Tags:
    CPFL Paulista; Programa de Eficiência Energética; Campinas; Cidade Judiciária de Campinas;