Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Paulista está preparada para o Verão 2015-2016

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   22/12/2015


Campinas, 23 de dezembro de 2015 – A CPFL Paulista, concessionária do Grupo CPFL Energia que atende a 4,16 milhões de consumidores em 234 municípios do interior de São Paulo, está preparada garantir o fornecimento de energia aos seus clientes durante o Verão 2015-2016, que tem início hoje. A distribuidora realizou uma série de melhorias na rede e está com as equipes mobilizadas para o atendimento das ocorrências emergenciais provocadas pelos temporais, ventos fortes e raios.

A chegada do Verão é tradicionalmente marcada pela intensificação das chuvas na Região Sudeste. Para enfrentar este período mais crítico, a CPFL Paulista investe fortemente ao longo do ano para aumentar a eficiência de suas redes e equipes, garantindo a qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica para os seus clientes. Até o final de outubro, a concessionária já havia investido cerca de R$ 350 milhões na expansão, na melhoria e na manutenção de sua malha de distribuição. 

Os investimentos da CPFL Paulista foram distribuídos por toda a área de concessão. As 10 cidades que mais receberam investimentos da companhia foram: Campinas (R$ 35,760 milhões), Piracicaba (R$ 22,764 milhões), Ribeirão Preto (R$ 15,082 milhões), São José do Rio Preto (R$ 12,660 milhões), Duartina (R$ 11,631 milhões), Itatiba (R$ 10,471 milhões), Bauru (R$ 8,954 milhões), São Pedro (R$ 8,081 milhões), Franca (R$ 7,842 milhões) e Americana (R$ 6,860 milhões).

Parte dos valores investidos teve como objetivo aumentar o nível tecnológico do sistema de distribuição. Ao longo do ano, a CPFL Paulista avançou no tema das redes inteligentes, ampliando a telemedição dos clientes indústrias e comerciais de grande porte, adotando um novo modelo de gerenciamento e envio de equipes de campo mais inteligente e instalando equipamentos para a recuperação automática das redes elétricas em situações de emergência. Todas as equipes de campo já trabalham com tablets para agilizar a comunicação com o Centro de Operação.

Esses investimentos, e as ações preventivas realizadas ao longo do ano, reduzem os impactos provocados pelos temporais aos clientes. Além disso, a CPFL Paulista monitora continuamente as condições climáticas, o que permite o posicionamento das equipes em locais estratégicos para agilizar o atendimento. A companhia possui planos de contingência específicos, elaborados conforme o nível de abrangência e a severidade dos temporais: moderado (ventos de até 60 km/h), forte (ventos de 60 a 90 km/h) e extremo (ventos acima de 90 km/h).

Além dos investimentos, a CPFL Paulista conta com um contingente de eletricistas preparados para atuar no atendimento das demandas. Atualmente, a distribuidora possui 340 equipes próprias, além de outras 180 equipes contratadas que podem ser acionadas em situações de emergência. A concessionária também disponibiliza 33 tipos de canais de comunicação aos seus clientes, por meio de atendimento presencial, pela internet, pelo celular, por telefone e por comunicação escrita. 

Fornecimento de energia em temporais

Em situações climáticas adversas, o principal motivo que leva à falta de energia são fatores externos, como quedas de árvores sobre a rede elétrica, interferência de galhos ou objetos lançados na rede pela força dos ventos, rompimento de cabos também pelas rajadas de vento e descargas atmosféricas (raios). Nas áreas rurais, de difícil acesso para os veículos das equipes, ou que necessitam de execução de obras o operações complexas, como substituição de postes e remoção de árvores de grande porte, o restabelecimento do serviço de energia pode levar mais tempo. 

A falta de energia causada por fatores externos é inerente ao modelo de rede elétrica existente no Brasil. As tecnologias de rede aérea empregadas pela CPFL Paulista, e em diversos países, são confiáveis e eficientes, além de ter um custo acessível que impacta menos na tarifa do que uma rede de tecnologia diferenciada, como redes subterrâneas, que chegam a ser mais caras e recomendadas para localidades como condomínio e locais de grande incidência populacional. 

O plano de atuação no Verão é realizado pela empresa desde 2000 e acontece de forma integrada com entidades, população, colaboradores e fornecedores. Ele envolve a prevenção das situações que podem levar a interrupções emergenciais no fornecimento de energia elétrica, principalmente as ocasionadas pelos temporais. Automação da rede elétrica e ações preventivas que aumentam a robustez do sistema são fatores que contribuem para essa redução da demanda emergencial.

Além disso, a distribuidora está constantemente renovando sua frota, com aquisição de veículos (traçados e com cesto aéreo que alcança até 25 metros de altura, para acesso a linhas de transmissão sem necessidade de escalada) e novos equipamentos, e investindo em treinamento e capacitação de seus profissionais, a fim de garantir mais segurança, qualidade e eficiência no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica aos clientes. Esse conjunto de ações compõe a iniciativa, executada em parceria com prefeituras, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, as Polícias Civil, Militar e Rodoviária, e concessionárias de rodovias.

Índices de qualidade no fornecimento de energia elétrica

Fruto dos investimentos em todas as cidades de sua área de atuação, a CPFL Paulista possui um dos menores índices de duração (DEC) e frequência (FEC) de interrupções de fornecimento de energia do Brasil entre as grandes distribuidoras, segundo o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

O DEC, índice que representa a média do tempo que o cliente da CPFL Paulista ficou sem energia durante o período de um ano, foi de 6,93 horas em 2014, enquanto o FEC, índice que mede a frequência de interrupções no fornecimento, em média, por cliente, foi de 4,89 vezes em 2014. A média brasileira, em 2014, foi de um DEC de 14,58 horas e um FEC de 11,77 vezes.
 
Principais canais de atendimento ao cliente CPFL Paulista:

Aplicativo para celular CPFL e Você (disponível para iOS, Android e Windows Phone)
SMS Center: enviar a palavra LUZ e o seu código (localizado no verso da sua conta de energia) para o número 27351. Para utilizar o serviço, é necessário se cadastrar enviando a IN (número da instalação) e o código para o mesmo número.
Site: www.cpfl.com.br
Contact Center: 0800 010 1010 (ligação gratuita)
Agências de atendimento presencial em todos os municípios atendidos

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Tags:
    CPFL Paulista; Verão; Energia Elétrica; investimentos