Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Paulista e CPFL Piratininga promovem economia de 3,34 GWh com troca de 5,5 mil eletrodomésticos antigos

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   12/04/2017

​​Projeto Desconto Eficiente, em parceria com a rede varejista Magazine Luiza, ofereceu até 45% de desconto na compra de novos freezers ou geladeiras ​

Campinas, 13 de abril de 2017 – Em balanço realizado pelas distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga, pertencentes à CPFL Energia – maior grupo privado do setor elétrico –, ao longo de 2016, diversos clientes tiveram a oportunidade de trocar freezers usados ou geladeiras antigas por modelos novos e eficientes, com descontos de até 45%. Foram substituídos 5.536 eletrodomésticos em 28 cidades das áreas de concessão das duas distribuidoras. Nomeado de "Desconto Eficiente", o projeto gerou uma economia de 3,34 GWh, quantidade de energia suficiente para abastecer por um ano, 1.392 residências com consumo mensal de 200 kWh.

O investimento total, patrocinado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE), foi de R$ 6,5 milhões. Em parceria com as lojas do Magazine Luiza, os objetivos da iniciativa foram os de diminuir o consumo de energia elétrica e de reduzir, em média, R$ 15 na conta mensal de luz dos consumidores. A iniciativa colaborou com 811,63 kW de demanda retirada no horário de ponta, o que trouxe mais estabilidade ao sistema e reduz a necessidade de geração térmica de energia, fonte mais cara e poluente. O projeto também contribuiu para a sustentabilidade e o meio ambiente, ao evitar a emissão de 2.386 toneladas de CO2, o que representa o plantio de 14.316 novas árvores.

"Queremos incentivar melhorias no controle do uso de energia elétrica dos nossos clientes, como a oportunidade de substituir seu eletrodoméstico antigo. Além disso, eles também poderiam substituir gratuitamente sete lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, por modelos LED", explica o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Júnior. Foram substituídas 44.800 lâmpadas, no período.

Para efetuar a troca, o consumidor apresentava uma conta atual da distribuidora, comprovando sua adimplência, acompanhada de documentos de identidade. Todos os novos equipamentos continham Selo Procel Inmetro "Classe A" e o eletrodoméstico antigo, entregue pelo cliente, era descartado de maneira ecologicamente correta.

Veja as cidades contempladas e o número de equipamentos substituídos:

CIDADEPRODUTOQUANTIDADE
AlumínioGeladeira7
AmericanaGeladeira1
AraçariguamaGeladeira14
Araçoiaba da SerraFreezer4
 Geladeira29
CampinasFreezer82
 Geladeira2011
Campo Limpo PaulistaGeladeira27
CosmópolisFreezer3
 Geladeira7
HortolândiaFreezer11
 Geladeira400
IbiúnaGeladeira2
ItatibaFreezer4
 Geladeira186
ItupevaGeladeira8
JaboticabalGeladeira1
JundiaíFreezer12
 Geladeira233
LouveiraFreezer4
 Geladeira46
MairinqueFreezer1
 Geladeira35
Monte MorFreezer2
 Geladeira42
MorungabaGeladeira5
Nova OdessaFreezer5
 Geladeira178
PaulíniaFreezer14
 Geladeira205
Salto de PiraporaFreezer1
 Geladeira17
Santa Bárbara D'OesteFreezer4
 Geladeira156
São RoqueFreezer1
 Geladeira90
SorocabaFreezer18
 Geladeira695
SumaréFreezer12
 Geladeira392
Várzea PaulistaFreezer2
 Geladeira47
ValinhosFreezer8
 Geladeira213
VinhedoFreezer19
 Geladeira179
VotorantimFreezer4
 Geladeira99

 

Sobre o Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética das distribuidoras da CPFL Energia é desenvolvido pelo Grupo desde 1998 e tem por objetivos preservar os recursos naturais e promover educação para o uso racional de energia elétrica, evitando, assim, o desperdício. Os recursos do programa provêm do valor arrecadado nas contas de luz. Essa verba volta para a sociedade por meio de projetos que buscam tornar mais consciente a relação das pessoas com a energia elétrica, fazendo com que esta seja utilizada com responsabilidade.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É uma das líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Tags:
    Desconto Eficiente; Magazine Luiza; Eficiência Energética;