Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Paulista dá dicas de segurança com a rede elétrica para curtir a Festa Junina em casa

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   22/06/2021

Com a pandemia do Coronavírus, a comemoração deve ganhar novo local e formato, respeitando o distanciamento social e tomando todos os cuidados com a rede elétrica

Campinas, 23 de junho de 2021. As festas juninas chegaram e, neste ano, devido a pandemia do novo Coronavírus, as celebrações devem ocorrer num formato diferente, seguindo as recomendações de distanciamento social. Desta forma, a CPFL Paulista alerta a população para os cuidados com a rede elétrica que garantem a segurança e o bem-estar de todos.

“Estamos passando por um período delicado de isolamento social, mas isso não quer dizer que as pessoas não podem se divertir, basta ficarem atentas e se lembrarem que dentro de casa também tem existem riscos de choque elétrico. Nosso maior objetivo é promover a conscientização para que possamos contribuir para preservar vidas", afirma Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.

Para aqueles que já estão organizando a comemoração com os devidos cuidados com a pandemia, no conforto do seu lar e ao lado de pessoas com quem já convivem, é importante ficarem atentos na hora de preparar o ambiente. Um dos assuntos que requer atenção redobrada na organização é a montagem da decoração. É preciso tomar cuidado e jamais utilizar os bocais de lâmpadas como suporte para colocar enfeites como balões e bandeirinhas. Além do risco de choques elétricos, essa prática pode provocar também incêndios.

Com a pandemia, as apresentações de shows em lives passaram a fazer parte das comemorações dos brasileiros, dessa forma, deve-se evitar fazer gambiarras ou uso de ‘T’ para ligar os aparelhos na hora de assistir. É preciso observar o estado de conservação dos fios e caso seja necessário utilizar mais de um equipamento na tomada, dar preferência aos filtros de linha.

É necessário ter cuidado redobrado se optar por organizar a comemoração junina ou assistir as lives na área externa do imóvel, como em varandas, jardins ou quintais. Por serem áreas abertas, ficam expostas às ações climáticas, o que pode levar o contato acidental da água da chuva com os equipamentos e extensões. É preciso observar o melhor local, para que os aparelhos fiquem protegidos. Nunca se deve manusear aparelhos de som, freezers ou geladeiras com a mão ou o corpo molhado.

Dê preferência aos adereços de materiais isolantes em vez de metal, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede. Jamais solte balões! Ao atingir o sistema elétrico, os balões podem provocar graves acidentes e causar queimadas que, se ocorrerem próximas de linhas de transmissão, geram a interrupção no fornecimento de energia para muitos consumidores.

Em caso de vítima de choque elétrico dentro da residência, não tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga, desligue o disjuntor ou a chave geral e ligue para emergência.

“Conscientizar a população sobre os perigos de acidentes ao aproximar-se da rede elétrica é um dos principais pilares do nosso Plano de Sustentabilidade. Queremos melhorar a saúde e os indicadores de segurança, intensificando nossas ações para funcionários, comunidade e fornecedores”, reforça Lopes.

A presença de um profissional capacitado em eletricidade é primordial para a checagem das instalações elétricas do local. A área em que serão realizadas as comemorações, seja o quintal, salão ou sala da casa, devem ser escolhidas observando-se todos os cuidados para garantir a segurança, de modo que a fiação elétrica seja preservada e mantenha sempre uma distância segura da rede de distribuição.

Veja as dicas da CPFL para garantir a segurança no período de Festas Juninas, mesmo dentro de casa:

• Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que comprovam a qualidade de produtos como lâmpadas e tomadas.

• Fique atento ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos que, ao se aproximarem ou entrarem em contato com a rede elétrica provocam graves acidentes

• Nunca pendure as tradicionais bandeirinhas coloridas em postes, bocais de lâmpadas ou cabos.

• Nunca coloque enfeites que contenham fios ou cabos metálicos em sua confecção próximo da rede elétrica.

• Nunca faça ligações clandestinas ou gambiarras para fornecer energia para a comemoração da festa.

• Não utilize “T” e dê preferência às réguas de energia.

• É recomendado utilizar os serviços de um profissional capacitado para observar todos os cuidados com a rede de iluminação e alimentação (tomadas). 

Segurança da população

Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL prioriza a segurança com a população e traz dicas de conscientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre os assuntos, estão os perigos de brincadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A CPFL reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte. Confira essa e outras dicas em:https://guardiaodavida.com.br/​ 

Em caso de falta de energia, ou acidente com a rede elétrica durante a comemoração, entre em contato com os canais de atendimento da CPFL Paulista:

• Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)

• App “CPFL Energia”, disponível para smartphones Android ou iOs

• Agência Virtual: www.cpfl.com.br​

• SMS: enviar para 27351 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento)

• Call Center: 0800 010 1010 (ligação gratuita)


Tags:
    Campinas; CPFL Paulista; Segurança da população; Guardião da Vida