Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Paulista e CPFL Piratininga ampliam prazo de chamada pública para descontos na troca de motores

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   15/12/2016

​​​Interessados em participar do projeto "Desconto Eficiente – Motores Elétricos" podem encaminhar propostas até 31 de dezembro de 2016

Campinas, 16 de dezembro de 2016 – As distribuidoras do Grupo CPFL Energia, CPFL Paulista e CPFL Piratininga, que juntas atendem 261 municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo, ampliaram o prazo para empresas, indústrias e órgãos públicos participarem do programa "Desconto Eficiente – Motores Elétricos" até o dia 31 de dezembro de 2016.  Os interessados podem enviar os projetos às concessionárias e concorrer bônus para a troca de motores elétricos antigos por modelos novos e mais eficientes.

Neste ano, a ação do Programa de Eficiência Energética das distribuidoras conta com uma verba de R$ 10 milhões para este projeto e atende à solicitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para implementar o programa de Incentivo à Substituição de Motores Elétricos: Promovendo a Eficiência Energética no Segmento de Força Motriz.

O projeto "Desconto Eficiente – Motores Elétricos" concederá um bônus para a aquisição de novos motores elétricos para desestimular o recondicionamento (rebobinamento) dos equipamentos avariados e, com isso, substituir do sistema elétrico cargas ineficientes por motores de alto rendimento energético, evitando perdas de energia.

Para fazer a troca e receber o bônus para a aquisição dos novos equipamentos, a CPFL Paulista e a CPFL Piratininga farão a análise dos projetos encaminhados pelos interessados, avaliando critérios técnicos-econômicos. Considerado apto, o projeto proposto será ranqueado e aqueles que se adequarem ao orçamento previsto no edital público podem ser contemplados.

Após a instalação do novo motor, o cliente deverá fazer o descarte do motor antigo. Esse procedimento deverá ser evidenciado por meio de certificado ou laudo. Quem for beneficiado também receberá vistorias das distribuidoras, que executarão medições no novo equipamento para que sua eficácia seja comprovada.

Como participar?

Só podem encaminhar propostas clientes atendidos pelas concessionárias. Aqueles que estiverem na área de concessão, mas não estiverem ligados diretamente à rede básica de distribuição estão automaticamente excluídos do processo.

Entre as principais regras para ser beneficiado com o projeto está a avaliação de Compliance, que envolve a análise de processos de corrupção e o cumprimento integral da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). 

Para participar da chamada pública promovida pela Eficiência Energética é necessário o encaminhamento das propostas por meio do e-mail: bonusmotores@cpfl.com.br.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética das distribuidoras da CPFL Energia é desenvolvido pelo Grupo desde 1998 e tem por objetivos a preservar os recursos naturais e promover educação para o uso racional de energia elétrica, evitando, assim, o desperdício. Os recursos do programa provêm do valor arrecadado nas contas de luz. Essa verba volta para a sociedade por meio de projetos que buscam tornar-se mais consciente a relação das pessoas com a energia elétrica, fazendo com que esta seja utilizada com responsabilidade.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Tags:
    motores elétricos; chamada pública; desconto eficiente;