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CPFL Paulista aponta que quase 23 mil clientes da região de Bauru e Marília poderiam ter desconto na conta de energia se solicitassem cadastro na Tarifa Social

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Assessoria de Imprensa   19/07/2021

Em todas as cidades atendidas pela CPFL Paulista, o número de clientes com direito e sem cadastro na Tarifa Social chega a 134 mil

Bauru e Marília, 20 de julho de 2021. Em um levantamento realizado pela CPFL Paulista, a companhia mapeou 17 mil clientes na região de Bauru que ainda não são cadastrados como Baixa Renda na Tarifa Social, podendo ter o benefício do desconto nas contas de energia. 

Já na região de Marília, o número chega a 5.8 mil clientes sem cadastro.

Após um intenso trabalho junto à população, a empresa registrou o crescimento de 4.066 novos clientes cadastrados no benefício da Tarifa Social, no primeiro semestre de 2021, em Bauru e 1.365 novos em Marília, somando 58 mil clientes cadastrados nas duas regiões. Essa forma de apoio oferecida pela distribuidora já ajuda mais de 293 mil famílias a economizar, em toda a área de concessão da CPFL Paulista. 

Com esse aumento de 10% na base de cadastro das regiões, esses novos beneficiados também estão isentos de corte de energia por inadimplência, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vigente até 30 de setembro. 

“Um dos principais pilares da companhia diz respeito a ações junto à população de baixa renda e neste momento crítico de pandemia, temos ampliado nossos esforços para contribuir com as famílias, estimulando o cadastramento na Tarifa Social de quem tem direito, além de oferecer melhores condições de pagamento para todos os clientes”, diz Rafael Lazzaretti, diretor Comercial da empresa.  

Entre as 10 cidades da região de Bauru com maior número de clientes cadastrados para baixa renda, Bauru lidera o ranking com 10.544 clientes. Em segunda posição, Botucatu tem 4.552 consumidores beneficiados, enquanto Jaú fica em terceiro lugar com 4.102 unidades consumidoras recebendo desconto.

REGIÃO DE BAURU - TARIFA SOCIAL

Municípios

Cadastrados

Potenciais

BAURU

10.544

4.931

BOTUCATU

4.552

1.655

JAÚ

4.102

678

LINS

2.165

772

PEDERNEIRAS

1.680

700

LENÇÓIS PAULISTA

1.512

542

IGARAÇU DO TIETÊ

1.406

444

BARRA BONITA

1.371

444

SÃO MANUEL

1.315

501

PIRAJUÍ

1.186

438


Na região de Marília, a própria cidade apresenta o maior número de clientes cadastrados para baixa renda, 7.188. Em segunda posição, Garça tem 2.216 consumidores beneficiados, enquanto Pompéia fica em terceiro lugar com 776 unidades consumidoras recebendo desconto.

REGIÃO DE MARÍLIA - TARIFA SOCIAL

Municípios

Cadastrados

Potenciais

MARÍLIA

7.188

2.739

GARCA

2.216

913

POMPÉIA

776

308

HERCULANDIA

494

209

VERA CRUZ

357

216

PRATANIA

351

249

QUINTANA

300

154

ÁLVARO DE CARVALHO

292

119

GÁLIA

250

97

PARDINHO

223

112


Por meio de cruzamento de dados internos com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, a CPFL Paulista observou que o número de beneficiados pode quase dobrar se todos os que se enquadram nos requisitos se inscreverem e forem aprovados na categoria Tarifa Social.

Tarifa social. Os descontos na conta de luz para os beneficiados pela Tarifa Social são aplicados de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kWh a 220 kWh. A tarifa terá um desconto de 65% para os primeiros 30 kWh consumidos no mês. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto será de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kWh no mês terá 10% de desconto. Isso significa que, se o beneficiário da Tarifa Social tem um consumo mensal de 50 kWh, ele receberá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kWh e de 40% sobre os outros 20 kWh.

Para ser enquadrado na categoria como consumidor de baixa renda, o cliente precisa ter ganhos mensais per capita de, no máximo, meio salário-mínimo e atender a pelo menos uma das condições listadas abaixo:

• NIS (cadastrado no Programa Bolsa Família) ou NB (cadastrado no BPC);

• Programa Bolsa Família (neste caso, informar o NIS - Número de Identificação Social); 

• BPC (Benefício de Prestação Continuada) – neste caso, informar o NB (Número do Benefício);

• Família inscrita no “Cadastro Único” para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional ou; 

• Quem receba o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos Art. 20 e 21 da Lei nº. 8742, de 7 de dezembro de 1993; 

• Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;

• Família de Índios ou Quilombolas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Caso se enquadre nos requisitos, deverá também se cadastrar junto à distribuidora, por meio dos canais digitais, pelo site http://www.cpfl.com.br/baixarenda ou pelo aplicativo “CPFL Energia”. Basta informar os documentos e comprovantes solicitados. 

Caso a pessoa com o benefício da Tarifa Social não seja o titular da instalação, é importante que ela faça o pedido sempre identificando o código do cliente (presente na conta de energia) do local onde mora, para que a CPFL possa conceder o benefício de forma adequada.

Plano de Sustentabilidade: Essa e outras ações estão alinhadas com o Plano de Sustentabilidade da companhia, que tem como meta, maximizar os impactos positivo sobre as comunidades, investindo pelo menos R$ 60 MM em projetos sociais até 2024.

Fique em casa. Os clientes da CPFL Paulista não precisam sair de casa para resolver qualquer pendência com a companhia. Nos canais digitais da empresa é possível encontrar mais de 30 opções disponíveis, como: solicitar segunda via de conta, trocar titularidade, pedir religação do serviço e até enviar documentos e fotos. Para ter acesso aos serviços, o cliente deve acessar http://www.cpfl.com.br/​ ou baixar o aplicativo ‘CPFL Energia’ no smartphone ou tablet. A segunda via das faturas também pode ser solicitada por SMS. Basta o cliente enviar um SMS com a palavra CONTA com o número do “seu código” (número presente na conta de energia) para 27351. Os demais serviços também podem ser realizados pelo Call Center de cada distribuidora do grupo CPFL.

Adicionalmente, a empresa reforça que todos os clientes que possuam e-mail devem cadastrar seus endereços eletrônicos no cadastro e solicitar a modalidade de conta por e-mail, reduzindo a necessidade de entrega presencial das contas impressas.

Tags:
    Bauru e Marília; Tarifa social; Plano de Sustentabilidade;