Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Inova lança série de vídeos e dá seis dicas sobre empreendedorismo para startups e empresas

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   26/06/2018

​A websérie “Minuto CPFL Inova” aborda inovação, empreendedorismos e possibilidades de parceria em pílulas de um minuto no Youtube

Campinas, 26 de junho de 2018 – A CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, acaba de lançar a série de vídeos “Minuto CPFL Inova”. Em 6 episódios, os empreendedores acelerados pelo CPFL Inova e executivos do Grupo e da Endeavor abordarão os principais desafios de crescimento de uma startup e como estabelecer conexões de sucesso com grandes empresas. A ação faz parte do CPFL Inova, projeto de aceleração de scale-ups do Grupo CPFL, com foco na identificação de serviços e tecnologias disruptivas para o setor.

“Esse é um momento de disruptura do setor, em que as grandes corporações têm adequado seus processos internos para conseguirem ser mais competitivas, ágeis e atraentes. Ou seja, um cenário promissor para aqueles que desejam empreender, especialmente no setor elétrico”, diz Luis Felipe Franco, responsável pelas iniciativas de Corporate Ventures na Endeavor, ONG global de fomento ao empreendedorismo e parceira do CPFL Inova.

Os episódios serão lançados, quinzenalmente, no canal oficial do Grupo no Youtube (www.youtube.com/grupocpflenergia​). Confira abaixo seis lições de empreendedorismo e inovação para quem tem ou deseja montar a sua própria empresa.

1. Conheça o mercado: setores tradicionais exigem que o empreendedor conheça profundamente a realidade e a dinâmica do negócio. É fundamental entender como o mercado se posicionará em cinco ou dez anos e apresentar uma proposta de valor que contemple essa mudança.

2. Tenha foco: é muito comum empreendedores falharem por não priorizarem as oportunidades que devem ser atacadas. Startups costumam ter recursos finitos em mão-de-obra e em volume de investimentos para alocar em projetos. Portanto, defina prioridades.

3. Teste as hipóteses: após encontrar a oportunidade de colocar uma proposta de valor em ação, teste a hipótese a partir de ciclos de validações rápidos para decidir com segurança se deve perseverar ou pivotar para uma nova direção.

4. Apoie-se na tecnologia: não é fácil trazer inovações tecnológicas para setores que não estão acostumados a mudanças disruptivas. É essencial que a empresa confie na sua capacidade e na qualidade de serviços.

5. Promova a cultura empreendedora: ser empreendedor é provocar, quebrar as amarras e bloqueios. A inovação tem que fazer parte da cultura organizacional de grandes empresas para estimular a criação de novos projetos sem o medo de correr riscos e o público interno deve se sentir confortável e livre para sugerir novas ideias.

6. Invista em parcerias olhando para o futuro: buscar a aproximação de grandes empresas com experiência no mercado e tecnologia, como a CPFL Energia, facilita o acesso a um ambiente de experimentação para startups. Essas parcerias também beneficiam grandes empresas, que possuem produtos e serviços consolidados, mas que querem desenvolver novos projetos e soluções. Seja a curto ou a longo prazo, todos os lados da parceria saem ganhando.

Vídeos da CPFL Inova

No primeiro vídeo dos seis, Mateus Pestana (Sensedata) e Lucas Duarte (Linte), empreendedores de scale-ups selecionadas pelo CPFL Inova para o programa de aceleração, dão dicas para o crescimento de uma startup com segurança e estabilidade. “Temos um contingente de informações grande o suficiente para usar como inspiração. Uma vez que você encontra o seu problema, você pode buscar solucioná-lo com base nessas experiências e, dessa forma, alcançar escalabilidade mais rapidamente”, explica Duarte. A segunda pílula aborda a parceria entre startups e grandes empresas em busca de inovação.

O CPFL Inova é uma iniciativa da CPFL Energia para alavancar o crescimento de 12 scale-ups que tenham colocado no mercado soluções com potencial de impulsionarem o setor elétrico. Desenvolvido em parceria com a Endeavor, o programa é mais um passo do Grupo CPFL para acompanhar as tendências e as mudanças em curso na indústria de energia. 

“Impulsionado por mudanças nos hábitos dos consumidores e pelo surgimento de novas tecnologias, o setor elétrico está passando por uma revolução, equivalente à ocorrida no setor de telecom nos 1990. Com o CPFL Inova, queremos estimular o desenvolvimento de projetos que tem potencial para transformar a sociedade”, afirma o diretor de Estratégia e Inovação da CPF Energia, Rafael Lazzaretti.

Os empreendedores selecionados terão acesso a um fundo de até R$ 10 milhões para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), cujos recursos serão investidos em capacitação técnica e especialização e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. A maior parte dos projetos selecionados oferecem soluções em relacionamento com o cliente, eficiência operacional, eficiência energética e geração distribuída. Mais informações podem ser obtidas no site https://endeavor.org.br/scaleup/cpflinova/.

Tags:
    CPFL Inova; Endeavor; Empreendedorismo; Inovação