Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia vai instalar mais de 50 postos de recarga de carros elétricos em São Paulo e no Rio Grande do Sul

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   27/07/2020

Com investimentos de R$ 47 milhões, o projeto Plataforma de Eletromobilidade já instalou a primeira estação no Aeroporto Internacional de Viracopos, em parceria com a startup beepbeep e a ABB Eletrificação

Campinas, 28 de julho de 2020 – A CPFL Energia deu início ao projeto Plataforma de Eletromobilidade nesta semana com a inauguração da primeira estação de recarga para veículos elétricos em um aeroporto brasileiro.  Instalada no terminal Internacional de Viracopos, em Campinas, o eletroposto faz parte de um investimento de R$47 milhões dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e teve como parceiros a beepbeep, primeira startup de compartilhamento de carros 100% elétricos, e a ABB Eletrificação.

A Plataforma de Eletromobilidade vai contar com a instalação de pelo menos 50 eletropostos nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, além da inclusão de 72 veículos elétricos. Os carros serão utilizados por parceiros de logística, por frotas executivas e, também serão disponibilizados para aluguel para motoristas de aplicativos.

Tanto no ponto de recarga do Aeroporto de Viracopos - que conta com três vagas exclusivas para os carros da beepbeep e uma para o público em geral -, quanto nos demais que serão instalados, a companhia utilizará um software de plataforma para soluções em eletromobilidade - conceito de living lab -, que fará o monitoramento dos dados dos usuários para avaliar o comportamento em cada local. O objetivo é que o sistema possa, no futuro, possibilitar a reserva de uso do eletroposto, a cobrança das recargas, e a gestão dos recursos energéticos.

“A CPFL Energia está comprometida em participar da transformação energética que está acontecendo no país, em todos os setores, como o da mobilidade urbana. Este investimento que fizemos no Aeroporto de Viracopos será muito importante em todo o nosso processo de pesquisa e desenvolvimento de soluções inteligentes para a eletromobilidade no Brasil”, afirma Renato Povia, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia.

​“A operação nos primeiros nove meses antes crise foi um sucesso, com crescimento excelente e agora estamos trabalhando forte para passarmos pela crise e seguir o plano de expansão, mesmo que com um pequeno atraso. Essas novas estações e parcerias são fundamentais para o crescimento da beepbeep e traz muita conveniência para a mobilidade sustentável dos nossos clientes”, comenta André Fauri, fundador da beepbeep.


Tags:
    Projeto Plataforma de Eletromobilidade; P&D; Carros elétricos;