Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia recebe projetos de eficiência energética em nova Chamada Pública

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   09/03/2016

​​No dia 29 de março, a empresa promoverá workshop para a terceira chamada pública de projetos do Programa de Eficiência Energética​

Campinas, 10 de março de 2016 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, realizará em 29 de março, em Campinas, um workshop aberto ao público sobre a terceira Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética (PEE). O evento tem como objetivo apresentar os critérios para participação de clientes residenciais, industriais, comerciais, serviços, poder público e rurais na Chamada Pública das distribuidoras CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz. O edital da chamada será lançado em 11 de abril de 2016.

As três distribuidoras investirão R$ 16,6 milhões nos projetos selecionados, conforme os critérios estabelecidos em edital. Nas duas edições anteriores, três projetos foram aprovados, com a expectativa de gerar uma economia de 1.114 MWh/ano. A título de ilustração, essa mesma quantidade de energia seria suficiente para abastecer, aproximadamente, 464 clientes residenciais, com consumo médio de 200 kWh mensais, pelo período de um mês.

Na Chamada Pública, os projetos de eficiência energética selecionados são 100% pagos pelas distribuidoras. Essa é uma grande vantagem para os clientes, já que as iniciativas proporcionarão uma redução na conta de luz sem que tenham desembolsado nenhum recurso próprio. Entre os consumidores residenciais, os projetos passíveis de habilitação são sistemas de aquecimento solar de água e de iluminação, motores para o bombeamento de água e geração solar fotovoltaica.

 "Queremos, nessa terceira edição, incentivar projetos diferenciados e inovadores na área de eficiência energética, que tenham o objetivo de reduzir o consumo de energia em residências, comércio, indústrias, prédios públicos e particulares, além de abranger melhorias e/ou a substituição de instalações elétricas, equipamentos e sistemas de controle de uso de energia", declara o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Júnior.

O workshop sobre a terceira Chamada Pública de projetos do PEE será realizado na sede da CPFL Energia, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier, Km 2,5 – Parque São Quirino. O evento apresentará o PEE das distribuidoras do Grupo, mostrará as oportunidades e os benefícios da eficiência energética para os consumidores, os resultados das chamadas públicas anteriores e os critérios da nova chamada pública.

Participação na Chamada Pública

O cliente interessado em participar da Chamada Pública deve elaborar um pré-diagnóstico energético, contendo um levantamento preliminar das oportunidades de eficientização, os custos estimados de materiais, serviços de instalação, medição e verificação. Deverá constar neste trabalho também as ações para o descarte de materiais, os relatórios técnicos e os custos da distribuidora, além da previsão de resultados energéticos em termos de redução de consumo e de demanda no horário de ponta. O próprio consumidor pode produzir este estudo ou contratar uma empresa especializada em serviços de eficiência energética (ESCO).

Além destes documentos, o cliente deverá respeitar os critérios da Agência Nacional de Energia Elétrica (como a Relação Custo/Benefício - RCB) e das distribuidoras do Grupo (como prazos de apresentação da proposta e comprovação de adimplência). Os detalhes serão apresentados no edital da Chamada, que estará disponível para consulta no site da CPFL (http://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/chamada-publica/Paginas/chamada-publica.aspx).

Uma vez aprovado na fase de pré-diagnóstico, o projeto passará à fase de diagnóstico, e o cliente deverá apresentar cópia da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), referente à elaboração do "diagnóstico energético". A partir de uma análise baseada em critérios técnicos, os projetos apresentados ganham uma pontuação, e os melhores ranqueados são selecionados para receber a verba da Chamada Pública. O critério de seleção dos projetos também leva em consideração a disponibilidade total de recursos financeiro.

A Aneel determina que as empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia apliquem 0,5% da Receita Operacional Líquida (ROL) no Programa de Eficiência Energética (PEE). Os critérios básicos de seleção de projetos atendem aos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE), definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a partir da Resolução Normativa N° 556, de 02/07/2013.

Estão excluídos das chamadas públicas, os projetos voltados aos clientes residenciais de baixa renda com Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), projetos educativos, Gestão Energética Municipal e outros projetos pilotos.

Serviço

O quê: Workshop Eficiência Energética – Chamada Pública de Projetos;

Quando: 29 de março;

Onde: Sede da CPFL Energia, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier, Km 2,5 – Parque São Quirino, Campinas;

Entrada: gratuita, limitada por uma empresa;

Inscrições: com a Cassia Battibugli pelo e-mail cassia@cpfl.com.br, informando nome completo, RG, nome da empresa, e-mail e telefone do contato;

Tags:
    chamada pública; workshop; eficiência energética;