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CPFL Energia lança Chamada Pública para melhoria da eficiência operacional das distribuidoras

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   04/08/2016

​​​​​​​​Objetivo do projeto, financiado pelo P&D, será reduzir a quantidade de deslocamentos improcedentes durante serviços das equipes de campo

Campinas, 5 de agosto de 2016 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, lança edital nesta sexta-feira, dia 5 de agosto de 2016, da chamada pública para um projeto estratégico de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que tem como objetivo reduzir os deslocamentos improcedentes das equipes de campo na execução de serviços emergenciais. O prazo máximo para recebimento das propostas é 15 de setembro de 2016, e o resultado da avaliação final será divulgado no site da CPFL Energia no dia 30 de novembro de 2016.

Em um primeiro momento, a abrangência do projeto será a área de concessão da CPFL Piratininga, distribuidora que fornece energia para 27 municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo, atendendo a aproximadamente 1,6 milhão de consumidores. O objetivo do projeto é ampliar o nível de eficiência do serviço prestado pela concessionária aos seus clientes, proporcionando mais segurança aos eletricistas e à população e reduzindo o tempo de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica, com impacto positivo nos indicadores de continuidade (DEC/FEC).

Um dos principais desafios na operação de uma distribuidora de energia é o fato de que os seus ativos, tais como postes, cabos e transformadores, estão geograficamente espalhados por grandes áreas. No caso da CPFL Piratininga, a área de concessão soma 6,9 mil quilômetros (km) quadrados. São mais de 100 subestações, 450 alimentadores, 11 mil km de rede primária e 11,8 mil km de rede secundária que precisam ser inspecionados em situações de emergência. 

 “Periodicamente, faz-se necessário o deslocamento físico das equipes de eletricistas até esses ativos para realizar diversas atividades. Porém, em alguns casos, a desatualização do banco de dados georreferenciados dificulta o trabalho de localização do problema na rede elétrica”, afirma o vice-presidente de Operações Reguladas da CPFL Energia, Luís Henrique Ferreira Pinto.

Nesse sentido, a CPFL buscará desenvolver iniciativas para reduzir o número de deslocamentos improcedentes, e com isso: diminuir a exposição dos colaboradores ao risco de acidentes de trânsito; reduzir o consumo de combustíveis, os gastos com manutenção preventiva e corretiva de veículos e a emissão de CO2; e aumentar o tempo disponível dos colaboradores para a execução de atividades preventivas no sistema de distribuição de energia. 

O prazo para execução do projeto, que será coordenado pela Diretoria de Inovação e Estratégia da CPFL Energia, deverá ser de até 24 meses. Essa duração decorrerá após o cadastro da data de início de execução do projeto no Sistema de Gestão de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Serviço

O quê: Projeto para Redução de Deslocamentos Improcedentes para os Serviços de Campo da CPFL Piratininga
Quando: De 5 de agosto a 15 de setembro de 2016
Mais informações: Solicitações de esclarecimentos e informações adicionais acerca desta Chamada deverão ser enviadas ao endereço eletrônico inovacao@cpfl.com.br


Tags:
    deslocamento; chamada pública; P&D;