Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia é premiada pela ONU por testar inovações sustentáveis no setor elétrico de Campinas

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   19/05/2019

​Soluções relacionadas a mobilidade elétrica, geração solar, armazenamento e redes inteligentes no bairro Barão Geraldo foram as mais bem avaliadas na premiação ​

Campinas, 20 de maio de 2019 – A CPFL Energia recebeu o Prêmio ODS Pacto Global, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular práticas empresariais que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O case do Living Lab (laboratório vivo), projeto de implantação e teste das tecnologias inovadoras do setor elétrico no bairro de Barão Geraldo, em Campinas (SP), levou o troféu na categoria Grandes Empresas, no eixo Planeta, obtendo a maior nota da avaliação entre todas as empresas, de todas as categorias.

A premiação reconheceu o impacto da iniciativa para a proteção do meio ambiente contra a degradação, sobretudo por meio da produção e consumo sustentáveis de energia elétrica e da gestão equilibrada dos recursos naturais. Por meio da iniciativa, a CPFL Energia avalia os benefícios e desafios de soluções relacionadas a mobilidade elétrica, geração solar fotovoltaica, armazenamento de energia e redes inteligentes para o ecossistema, os consumidores e o setor energético.

“Todas as inovações estudadas estão em linha com a economia de baixo carbono e ajudam na preparação de um futuro em que a energia elétrica será um vetor para promoção de bem-estar e crescimento sustentável. Em Barão Geraldo, região com cerca de 50 mil habitantes e polo tecnológico na região de Campinas, temos um ambiente favorável à aplicação deste tipo de plataforma, pelas características da cidade e pela proximidade com a Unicamp”, explica o diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da companhia, Rodolfo Sirol.

Para o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti, o sucesso da iniciativa está diretamente ligado à colaboração e ao engajamento entre as diversas áreas envolvidas. “A viabilização desse projeto tão complexo só foi possível graças a um esforço conjunto das áreas de Engenharia, Operações, Inovação e Comercial, que nos trouxe muitos aprendizados e resultados significativos para as distribuidoras da CPFL Energia“, afirma o diretor.

Veja abaixo as soluções implementadas pela CPFL Energia no Living Lab, em parceria com a Unicamp, instituições de pesquisa, empresas parceiras e clientes, as quais contribuem diretamente para os ODS 4, 7, 9, 11, 13 e 17:

• Emotive: estudos sobre carros elétricos;

• Energia solar: instalação de painéis solares fotovoltaicos em 231 clientes e a operação da usina solar Tanquinho;

• Armazenamento de energia: implantação e monitoramento de sistemas de armazenamento de energia de diferentes portes;

• Consumo inteligente: instalação de tomadas e medidores inteligentes que informam o consumo de energia tempo real e por tipo de fonte de consumo;

• Campus Sustentável: transformação da Unicamp em um Campus Sustentável, agregando todas as tecnologias anteriores, além da implantação de medidas de eficiência energética.

Esta é a primeira edição do Prêmio ODS Pacto Global, criado para ajudar a disseminar e ampliar o engajamento do setor privado com os ODS, além de incentivar as parcerias entre empresas, academia, agências da ONU e governos. O reconhecimento, cujo evento foi realizado na última quinta-feira, dia 16, em São Paulo, faz parte das ações do Pacto Global, iniciativa das ONU que reúne empresas para alinharem estratégias nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. É hoje o maior grupo de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em 160 países.

Tags:
    CPFL Energia; Prêmio ODS Pacto Global; ONU;