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CPFL Energia comemora o Dia do Consumidor com a marca de 1,21 milhão de contas por e-mail

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Assessoria de Imprensa   14/03/2017


Campinas, 15 de março de 2017 – A aposta em sistemas de alta tecnologia para facilitar a vida de consumidores nas áreas de concessão de suas distribuidoras fez a CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, atingir a marca de 1,21 milhão de contas de luz enviadas por e-mail. O número é comemorado neste Dia Internacional do Consumidor, o público mais beneficiado com a facilidade implantada em 2013 e que já está presente em uma importante parcela dos clientes do Grupo. 

A conta por e-mail é o carro-chefe da série de ações digitais pensadas exclusivamente para agilizar e trazer mais comodidade à vida dos clientes da CPFL. Disponível para os 9,1 milhões de consumidores de nove concessionárias da companhia, a conta por e-mail facilita o planejamento do orçamento familiar, já que o cliente recebe o documento no dia seguinte em que é gerado pelo sistema comercial das distribuidoras. Em média, a mensagem eletrônica chega aos endereços cadastrados com cinco dias de antecedência em relação à versão impressa e pode ser acessada por qualquer plataforma digital.

Mesmo que a impressão das faturas tenha por base o uso de papel oriundo do Conselho de Manejo Ambiental, a adesão ao serviço de conta por e-mail auxilia ainda mais na preservação ao meio-ambiente. Sem a impressão física, centenas de eucaliptos deixam de ser cortados mensalmente e milhares de toneladas de partículas de hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio deixam de ser lançadas na atmosfera, anualmente. Isto porque há um número menor de deslocamento das equipes de entrega das contas de energia nas casas e estabelecimentos dos clientes.

De acordo com o diretor de Gestão de Energia da CPFL, Roberto Sartori, o número de faturas on-line alcançado pelo Grupo neste Dia Internacional do Consumidor é a comprovação de que a estratégia da companhia em apostar em facilidade digitais vai ao encontro das necessidades dos clientes. “Nossa cultura é a de oferecer alternativas aos clientes que facilitem as suas vidas e estejam integradas ao seu cotidiano. A fatura digital é um exemplo disso. Ela pode ser acessada de qualquer lugar, via smartphone ou tablet”, exemplifica Sartori.

A adesão à campanha da conta por e-mail é muito simples. Basta o cliente acessar, pelo computador ou pelo smartphone, o site da companhia (www.cpfl.com.br e www.rge-rs.com.br) e se cadastrar, informando seu código de cliente que consta na conta de luz e o CPF do titular da fatura. Os clientes que utilizam a facilidade podem acessar o histórico das últimas 60 faturas, não importando quando aderiram à conta pelo meio digital.

Entre as distribuidoras, a CPFL Paulista (SP) é a que tem o maior número de clientes cadastrados para receber a conta por e-mail, 604 mil consumidores, seguida pela CPFL Piratininga (SP), com 355 mil clientes, e pela RGE (RS), com 116 mil. Veja o ranking por distribuidora, abaixo:

DistribuidoraNº total de clientesNº de clientes com conta por e-mail% em relação ao nº total de clientes
CPFL Paulista4,31 milhões604,023 mil14%
CPFL Piratininga1,69 milhão355,352 mil21%
RGE1,45116,459 mil8%
RGE Sul1,3 milhão106,001 mil8%
CPFL Santa Cruz208,7 mil20,870 mil10%
CPFL Sul Paulista85 mil9,350 mil11%
CPFL Jaguari40,5 mil7,305 mil18%
CPFL Leste Paulista57,8 mil4,629 mil8%
CPFL Mococa46,7 mil3,737 mil8%​​

Estratégia de digitalização

O mix de produtos digitais do Grupo CPFL só vem crescendo desde de 2013. Com a utilização do aplicativo CPFL e Você, lançado em 2014, que hoje é a principal ferramenta de autoatendimento, clientes já contam com 12 serviços antes só disponíveis pelo 0800 e pelos sites das distribuidoras. “É um serviço confiável e com facilidade de acesso. Com o aplicativo, é possível informar desde uma falta de luz até consultar históricos de consumo”, explica Sartori.

A mais recente comodidade oferecida a seus clientes é a validação eletrônica de documentos para a solicitação de serviços, como alteração de cadastro e nova ligação de energia. Desde janeiro, clientes não precisam mais se deslocar a uma Agência de Atendimento ou posto credenciado, uma vez que isso já pode ser feito com o envio da documentação pelo e-mail valida@cpfl.com.br ou pela agência virtual. 

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.



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Tags:
    CPFL Energia; conta por e-mail; cliente; atendimento; digital; digitalização; inovação