Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia: Água e energia elétrica - sabendo usar, não vai faltar

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   22/03/2016

Nesta terça-feira, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, um bem precioso, insubstituível e essencial à vida. Assim como a energia elétrica é primordial ao bem-estar das pessoas e ao desenvolvimento da sociedade, o uso da água, de forma sustentável, é vital para o futuro da humanidade. De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2015 (ONU-Água), até 2030, o planeta enfrentará um déficit de água de 40%. 

Pequenas mudanças no nosso comportamento já trariam uma grande contribuição para preservar um recurso finito como a água, além de trazer uma economia para o bolso de cada um de nós. Começando por um dos vilões do aumento no consumo de energia e água: o chuveiro elétrico. A vazão deste aparelho pode variar de 6 a 25 litros por minuto dependendo de seu modelo e da pressão da água. Assim, um banho de 15 minutos com o registro meio aberto gasta de 45 litros, em casa, até 144 litros, em apartamento. Para efeito de comparação, a Organização das Nações Unidas diz que 110 litros de água por dia seriam suficientes para atender todas as necessidades básicas de uma pessoa.

Além do desperdício de água, o uso descuidado do chuveiro pode pesar no bolso. Considerando quatro banhos diários de 8 minutos cada de uma família de quatro pessoas, a área de eficiência energética da CPFL Paulista calculou que um chuveiro com potência de 4.400 W é responsável por 33% do consumo de energia, representando um gasto médio mensal de R$ 70,00. Reduzir o tempo de banho, além diminuir o desperdício de água, ajuda também a diminuir a conta de luz.

Uma lavadora de roupas com capacidade para 5 kg consome 135 litros (casa ou apartamento). Este aparelho com potência de 500 W, tendo uma hora de média de utilização, representa até 3% na conta de energia, com gasto médio mensal de R$ 6,00. Para economizar a dica é simples: utilize-a apenas quando o cesto de roupas estiver cheio. Assim, reduz-se o consumo de água e de energia elétrica.

O Grupo CPFL Energia, preocupado com o desperdício de água, implantou o Programa de Consumo Inteligente em suas instalações internas. Nos prédios administrativos da distribuidora CPFL Paulista na regional Sudeste, onde fica a sede do Grupo CPFL, houve redução de 78% no consumo de água, passando de 3,57 mil litros em janeiro de 2015 para 784 litros em dezembro de 2015. Já nos prédios administrados da CPFL Piratininga na Baixada Santista, a diminuição foi de 21% no mesmo intervalo, de 473 litros para 373 litros. Esse é um exemplo que pode ser seguido por outras empresas, mobilizando ações corporativas que induzam o consumo inteligente e reduzam o desperdício.

Tags:
    CPFL Energia; água; energia elétrica; eficiência energética