Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Eficiência firma contrato de multisoluções de eficiência energética e mercado livre com a Algar Tech

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   30/09/2015

Campinas, 17 de setembro de 2015 – A CPFL Eficiência, empresa da CPFL Energia na área de eficiência energética, firmou o primeiro contrato multissoluções com a Algar Tech, multinacional brasileira que integra soluções de TIC e BPO. Em parceria com a CPFL Brasil, a empresa irá modernizar os sistemas de iluminação e climatização, irá financiar dois projetos de energia solar e ainda irá promover a migração do cliente para o mercado livre.

“O contrato com a Algar exemplifica o modelo de negócio que desejemos reproduzir no Grupo CPFL, explorando as sinergias entre as nossas companhias para oferecer produtos integrados e completos para atender as necessidades dos nossos clientes na área de soluções energéticas”, diz o diretor da CPFL Eficiência, Luciano Goulart. 

O contrato firmado entre a Algar Tech e a CPFL Eficiência prevê a substituição de 18 mil lâmpadas convencionais por LED, a troca do gás do usado na climatização por um mais leve e econômico e uma consultoria em soluções energéticas para auxiliar a empresa no dimensionamento de suas necessidades energéticas e nas negociações com fornecedores. Esses projetos serão executados nos datas centers da empresa localizados em Campinas (SP) e em Uberlândia (MG).

Além disso, o acordo prevê também uma parceria com a Alsol, empresa incubada da Algar na área de energia solar, para a construção de uma usina solar no data center em Campinas e a expansão da plantar solar existente no data center de Uberlândia.

Esses projetos proporcionarão uma economia de 3,5 mil MWh por ano no consumo de energia da Algar Tech, dos quais 73% correspondem às ações de eficiência energética e 27% são provenientes da autoprodução de energia das usinas solares. A título de ilustração, este volume seria suficiente abastecer 1,165 mil famílias com o consumo mensal de 300 kWh.

A execução desses projetos demandará R$ 6 milhões em investimentos, que serão 100% financiados com recursos próprios da CPFL Eficiência. Os contratos firmados com a Algar Tech são nas modalidades BOT (construir, operar e transferir, na sigla em inglês), no qual os ativos são transferidos para o cliente ao fim do acordo, e de performance, atrelado à economia financeira obtida com os projetos. 

Mercado livre

Além dos projetos na área de eficiência energética e energia solar, o contrato com a Algar prevê que a CPFL Brasil, comercializadora do Grupo, realize a migração das unidades da Uberlândia, Jaraguá (MG) e Campinas da empresa do mercado cativo para o livre. A mudança de ambiente de contratação significará a comercialização de 6,61 MW médios de energia incentivada — proveniente de fontes renováveis, como usinas eólicas e termelétricas a biomassa — para a Algar Tech.

No acordo com a CPFL Brasil, a Algar também contratou a nova versão do Serviço de Gestão de Energia no Mercado Livre da comercializadora, ferramenta que inclui, entre outros serviços, a representação na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a geração de relatórios de desempenho via site da Internet.

“Ao consolidarmos uma solução global, aproveitando-se do know-how e expertise de nossas empresas, proporcionarmos para a Algar segurança energética, redução de custos, postergação de investimentos e sustentabilidade”, afirma Goulart. Com os projetos, a Algar irá reduzir em 547,94 toneladas as suas emissões de CO2 (gás carbônico) por ano, equivalente ao plantio de 4,105 mil árvores.
Recentemente, a CPFL Eficiência firmou contrato com três clientes para a instalação de projetos de autoprodução, totalizando 30 MW de capacidade. Esses contratos se juntam aos 30 clientes em autoprodução da companhia em seis estados, com 24 usinas em operação, somando 90 MW de capacidade.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 13,7% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país (é?), com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, maior empresa de energia de fontes renováveis do Brasil, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do quarto trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.
Tags:
    CPFL Eficiência; Algar; Energia Solar; Eficiência Energética