Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL discute a cidade do futuro e o comportamento do consumidor em 2030

Escrito por:

CPFL Imprensa    15/04/2013

​Em módulo com curadoria de Nivalde de Castro, coordenador geral do GESEL, José Sidnei Colombo Martini, professor da Poli/USP, falará sobre a “cidade do futuro” e seus impactos para o consumo de energia elétrica 

O consumo de energia está diretamente ligado ao desenvolvimento de uma cidade. Os índices em ascensão demonstram desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, despertam questões sobre a sustentabilidade deste progresso. O futuro exige a criação de novos padrões de consumo de energia elétrica, que serão discutidos na próxima edição especial do programa Invenção do Contemporâneo, da CPFL Cultura. O módulo “Energia na cidade do futuro” é composto por 10 encontros que serão realizados ao longo de 2013, sob a curadoria do coordenador geral do GESEL (Grupo de Estudos do Setor Elétrico) da UFRJ, prof. Nivalde de Castro. 

O primeiro encontro traz um workshop com José Sidnei Colombo Martini, professor titular da Escola Politécnica da USP, que pretende discutir o comportamento do consumidor em 2030 e seus impactos para o setor energético. O tema será abordado sob quatro vertentes: o mundo/vida em 2030; como serão as cidades do futuro; a casa do futuro e os novos padrões de consumo de energia. 

A edição especial do Invenção do Contemporâneo será realizada na terça-feira (16/04), às 19h, no Espaço CPFL Cultura, em Campinas. A entrada é gratuita, a partir das 18h. O evento também terá transmissão ao vivo pela internet.   

José Sidnei Colombo Martini é graduado em Engenharia Elétrica (1970), Mestre em Engenharia Elétrica (1975), Doutor em Engenharia Elétrica (1982), Livre-Docente em Engenharia Elétrica (1992), Professor Titular (2002), todos na EPUSP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Especializou-se em Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. Martini foi presidente da CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, entre 1999 e 2009; Presidente da EPTE - Empresa Paulista de  Transmissão de Energia Elétrica entre 1999 e 2001 e presidente da ISA Capital do Brasil em 2006. Atualmente é prefeito do Campus da Capital da USP, além de exercer outras funções. 

Serviço

Série: especial Setor Elétrico

Curador: Nivalde José de Castro

Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas - SP);

Datas: terça-feira, 16 de abril;

Horário: 19h;

Capacidade: 180 lugares;

Classificação Etária: 14 anos;

Transmissão online pelo www.cpflcultura.com.br;

Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Vagas Limitadas;

Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br

Tags: