Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Brasil leva rede Pontes Hotéis & Resorts para o mercado livre de energia

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   22/12/2016

Recife, 23 de dezembro de 2016 – A CPFL Brasil, comercializadora do Grupo CPFL Energia, firmou o seu primeiro contrato de venda de energia 100% limpa no segmento hoteleiro do Nordeste. A companhia levou para o mercado livre três unidades da rede Pontes Hotéis & Resorts em Pernambuco - Mar Hotel Recife Conventions e Hotel Atlante Plaza, ambos em Recife, e o Summerville Beach Resort, em Porto de Galinhas.

A expectativa é que a operação proporcione uma economia de até 25% na conta de luz da rede hoteleira. Além do benefício econômico, o contrato tem um caráter de sustentabilidade. Isso porque 100% da energia consumida é proveniente de fontes alternativas do portfólio da CPFL Brasil, como usinas eólicas, térmicas a biomassa, pequenas centrais hidrelétricas e usina solar. 

Segundo o diretor de Mercado da CPFL Brasil, Daniel Marrocos, como o consumo agregado dos três hotéis era inferior a demanda de 3 MW, a rede Pontes Hotéis & Resorts só poderia migrar para o mercado livre como cliente especial comprando energia dessas fontes. “Este é o primeiro contrato que firmamos com uma rede de hotéis na região Nordeste e está em linha com a nossa estratégia de diversificação de carteira de clientes e de expansão do mercado livre para novos segmentos da economia”, afirma.

O diretor Superintendente da rede Pontes Hotéis, Luis Guilherme Dubeux Pontes destaca a importância do contrato. “O pioneirismo está na essência do nosso negócio, e a parceria com a CPFL Brasil reflete isso. Fomos a primeira rede do Nordeste certificada pelo Instituto Falcão Bauer com a NBR 15.401, certificação de sustentabilidade para meios de hospedagem”, diz. “Os três hotéis representam o que há de melhor na hotelaria de Pernambuco, somam, ao todo, 822 unidades habitacionais e são atendidas por energia limpa, em uma busca permanente por uma atividade cada vez mais sustentável”, acrescenta. 

O avanço no Nordeste e o contrato com o Pontes Hotéis & Resorts reforça a liderança da CPFL Brasil no mercado livre incentivado, formado por clientes com demanda de 500 kW a 3 MW, que só podem migrar se comprarem energia de fontes alternativas. Atualmente, esse ramo é um dos segmentos mais promissores do setor elétrico brasileiro. A expectativa é que, até o final do ano, 3,2 mil empresas estejam atendendo as suas necessidades energéticas por meio deste mercado. Hoje, a comercializadora da CPFL Energia é o maior grupo privado do setor elétrico detendo 18% de “market share” no mercado livre incentivado, com uma carteira de 276 clientes que movimentam 348 MW médios de energia. 

Entenda o mercado livre

O setor elétrico brasileiro é composto por dois ambientes de contratação distintos: o mercado cativo, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras de energia, tais como a CPFL Paulista (SP) e Celpe (PE), e o mercado livre, no qual os consumidores com demanda igual ou superior 500 kW negociam livremente as condições comerciais do seu contrato, como preço, índice de reajuste e prazo. 

No mercado livre, o consumidor tem dois tipos de contrato: o de energia, no qual firma diretamente com comercializadoras e geradores negociando livremente as condições comerciais, e o relativo ao uso da rede elétrica, pago às distribuidoras, cuja tarifa é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Atualmente, o mercado livre representa 25% de toda a energia consumida no Brasil, e estão nele grandes indústrias e estabelecimentos comerciais do país. A CPFL Brasil hoje é uma das principais comercializadoras do segmento, com uma participação de mercado de 14,1%.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Sobre Pontes Hotéis & Resorts

Com mais de 45 anos de experiência no mercado de hotelaria, a rede pernambucana Pontes Hotéis & Resorts estreou no ramo com o Mar Hotel. Hoje, sob o nome de Mar Hotel Conventions, é considerado o mais completo hotel de negócios e convenções de Recife reunindo em um só lugar salões versáteis com capacidade para até 1.800 pessoas, 758 leitos e 400 vagas de estacionamento. O Hotel Atlante Plaza, localizado à beira-mar da praia de Boa Viagem, também na capital pernambucana, possui 241 acomodações. Reconhecido pelos serviços especiais, o empreendimento possui a preferência de executivos das empresas mais importantes do país, além de autoridades de alto escalão e famosos nacionais e internacionais. Já o Summerville Beach Resort, localizado à beira-mar da praia de Muro Alto, no balneário de Porto de Galinhas, destaca-se, especialmente, nos segmentos de lazer e eventos. O resort oferece 202 unidades habitacionais, entre apartamentos, suítes e bangalôs.

Tags:
    CPFL Brasil; cliente especial; energia incentivada; Pontes Hotéis & Resorts; mercado livre; economia; conta de luz