Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL alerta para o risco de acidentes fatais com a população na rede elétrica

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   26/06/2016

Campinas, 27 de junho de 2016 – Fator essencial para o pleno desenvolvimento socioeconômico da sociedade, a energia elétrica também pode representar um risco se usada de maneira incorreta. Apesar da redução de 17% no número de acidentes totais com a rede elétrica envolvendo a população, as distribuidoras da CPFL no Estado de São Paulo registraram o aumento de acidentes fatais, passando de dois para seis casos na comparação entre os cinco primeiros meses de 2015 e igual período de 2016.

“A CPFL Energia tem como um dos seus valores inegociáveis a segurança à vida dos seus colaboradores e da população das comunidades em que atuamos. Por isso, realizamos campanhas e palestras para conscientizar a população sobre o riscos de acidentes nas redes elétricas”, diz o presidente da CPFL Paulista e CPFL Piratininga, Carlos Zamboni Neto.

Dados de 2015 de todas as sete concessionárias do Grupo no Estado de São Paulo mostram diversos tipos de acidentes nas redes elétricas com a população. Os mais comuns ocorrem na execução de serviços de pintura (23% do total), quando, por exemplo, o bastão do rolo toca na rede elétrica, e em obras de construção (21%), quando, por exemplo, vergalhões e réguas de alumínio, tocam na fiação. Outros acidentes acidentes recorrentes envolvem pipas, queda de postes, podas de árvore, equipamentos agrícolas e o furto de fios e cabos da rede elétrica. 

Esses números revelam que quase 50% dos acidentes com a rede de distribuição envolvendo a população são provocados por pequenas reformas e reparos que são realizados de maneira não segura e incorreta. Essas situações poderiam ser evitadas se regras e normas técnicas fossem seguidas e cumpridas.

Evolução do histórico de acidentes com a população na rede elétrica na CPFL Paulista e CPFL Piratininga

Evolução do histórico de acidentes com a população na rede elétrica na CPFL Paulista e CPFL Piratininga

ANO – até maioAcidentes totaisAcidentes fatais
20161506
20151802
20142207
20132104
20121904


Para evitar esses tipos de acidente e conscientizar a população sobre os cuidados para um convívio seguro com a rede de distribuição, a CPFL Energia desenvolve a Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com Eletricidade (Cepae). "Respeitar rigorosamente as recomendações de segurança e adotar cuidados especiais no uso da energia podem evitar acidentes. Prevenir é a melhor ação e, por isso, fazemos esse tipo de campanha", afirma Gerente de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida da CPFL Energia, Márcio Mário Zidan.

Oferecendo treinamentos e palestras gratuitas em escolas, condomínios, sindicatos, empresas, associações comunitárias e entidades, a Cepae promove o espírito prevencionista no convívio da população com a energia elétrica, conscientizando sobre os riscos associados ao seu uso indevido e dando dicas e atitudes seguras que contribuem para evitar acidentes no convívio com as redes elétricas. 

Em 2015, o Cepae atingiu 40 mil pessoas e colheu depoimentos de pessoas que tiveram a vida salva por causa do conhecimento adquirido nos treinamentos. Os materiais educativos estão disponíveis no site da CPFL (www.cpfl.com.br) e os interessados podem solicitar as palestras pelo e-mail palestra-cepae@cpfl.com.br. 

Confira abaixo dicas e orientações que ajudam a prevenir acidentes com a rede elétrica:

Obras de construção e reforma

  • Ao manusear barras de ferro, perfilados de alumínio, calhas pré-moldadas e outros matérias, certifique-se constantemente para que as pontas não se aproximem das redes elétricas;
  • Paredes, janelas e sacadas não devem ser construídas a menos de 1 metro da rede de baixa tensão;
  • As obras em lajes ou no segundo e terceiro andares exigem mais cuidados por estarem mais próximas da rede de média tensão;
  • Na construção ou manutenção predial próxima a rede elétrica, manter distância segura ao manobrar equipamentos, ferramentas e outros materiais;
  • Certificar-se de que as instalações não estão danificadas, com "gambiarras", e se estão adequadas à carga elétrica;
  • Em local molhado, certifique se o equipamento é adequado para esta condição e atenção especial para os cabos de ligação.
  • Não se arrisque, pois somente profissionais capacitados ou qualificados devem executar serviços em instalações elétricas.
  • Desligar sempre aparelhos elétricos antes de limpar ou fazer pequenos reparos.
  • Andaimes precisam estar montados de acordo com as normas de segurança para evitar contato com as redes elétricas.

Como soltar pipas com segurança

  • Pipas devem ser empinadas longe de rede elétrica e de preferência em espaços abertos como praças, parques e campos de futebol. Isso evita interferências na qualidade do fornecimento de energia elétrica, serviço telefônicos e em antenas; 
  • Por segurança, evite também canteiros centrais de ruas, avenidas ou rodovias, locais onde existe fluxo de veículos;
  • É necessário ter cuidado com ciclistas e motociclistas. Acidentes acontecem porque as linhas não podem ser vistas;
  • Caso a pipa enrosque nos cabos elétricos, é melhor desistir do brinquedo. Subir em postes para recuperá-las representa risco de choque, assim como tentar removê-las utilizando madeiras, canos ou bambus;
  • A utilização de “rabiolas” deve ser evitada, pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques;
  • Utilizar papel alumínio na confecção da pipa é perigoso, pois este material ér condutor e em contato com a rede elétrica, provoca curtos-circuitos;
  • Não é indicado soltar pipas na chuva. Ela funciona como para-raios, conduzindo energia;
  • Não é indicado subir nas lajes das casas para empinar pipa, qualquer distração pode causar uma queda;
  • Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum, pois podem provocar choques elétricos.

Máquinas Agrícolas

  • Certifique-se a altura da máquina ou equipamento agrícola ficará a uma distância segura dos fios da rede elétrica antes de iniciar os trabalhos; 
  • Tome cuidado com postes e estais (cabos de aço que sustentam os postes) ao manusear ou manobrar equipamentos agrícolas; 
  • Mantenha distância segurança de qualquer estrutura elétrica ao manobrar veículos, equipamentos e caminhões de carga e descarga;
  • Nunca estacione máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica, para evitar que arcos voltaicos atinjam o equipamento;
  • Nunca faça queimadas próximas da rede elétrica
  • Nunca aproxime-se e toque em cabos elétricos caídos na propriedade rural

Segurança com antenas

  • Quando houver rede elétrica nas proximidades, a instalação de antena deve ser efetuada por profissional qualificado e experiente.
  • Nunca instale a antena próxima a para-raios, nem interligue o cabo da antena aos condutores elétricos.
  • Jamais arremesse o cabo utilizado para ligações de antenas sobre a rede elétrica, mesmo que este seja encapado, pois a capacidade de isolamento do cabo não é suficiente para evitar a passagem da eletricidade existente nas redes elétricas.
  • Marquises de edifícios comerciais ou residenciais jamais devem servir para instalação de antenas devido a proximidade das redes elétricas.
  • Ao manusear a haste da antena de TV, a pessoa não deve se aproximar ou tocar na rede elétrica.
  • Instalar a antena o mais longe possível da rede elétrica. Preferencialmente do lado oposto ao da fiação.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,8 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.144 MW no final do primeiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.
Tags:
    CPFL; acidentes; população; rede elétrica