Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL alerta para a incidência de raios durante as tempestades de verão

Escrito por:

CPFL Imprensa   21/01/2013

​Nesta época do ano, a chegada do período chuvoso aumenta a incidência de ventos e descargas atmosféricas (raios). Os raios podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou mesmo por meio de objetos metálicos ou equipamentos eletrônicos, telefonia, antenas, rede de TV e Internet via cabo ou rede de energia elétrica.

Os sistemas de distribuição de energia elétrica das distribuidoras do grupo CPFL Energia, possuem equipamentos e para-raios instalados ao longo das redes, e junto aos equipamentos, para proteção do sistema elétrico como um todo.
Para a proteção das instalações elétricas internas e dos aparelhos elétricos de residências, lojas comércios e demais construções é necessária a instalação, pelos proprietários e moradores, de equipamentos denominados de DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos, conforme norma técnica da ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão.
A queda de raios é um fenômeno natural e provoca estragos e acidentes em áreas urbanizadas, por isso é importante estar atento e cercado de cuidados para evitar as consequências.
 

Dicas e cuidados para evitar acidentes com raios

  • Quando ouvir os primeiros trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
  • Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele;
  • Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
  • Não fique embaixo de árvores ou dentro de estábulos;
  • Durante temporais, evite aglomerações;
  • Nunca fique dentro ou perto de reservatórios de água, como piscinas, o mar, lagos ou rios;
  • Não fique perto de construções ou objetos metálicos que tenham ligações com o exterior, como janelas, cercas ou varais metálicos;
  • Não segure objetos metálicos nas mãos, se estiver em campo aberto;
  • Se estiver na estrada ou na rua, dentro de um veículo, feche os vidros e permaneça dentro dele;
  • Os cabos telefônicos e mesmo os cabos de TV por assinatura são capazes de conduzir a corrente elétrica até os aparelhos, que mesmo desligados da tomada ou em locais com Dispositivo de Proteção contra Surtos podem ser danificados. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia e TV a cabo.

Não bastando os riscos de ser atingido por um raio, há outro risco trazido pelas tempestades: o rompimento e queda de fios e cabos no solo. Existem equipamentos de proteção na rede elétrica que servem para desligar automaticamente o fornecimento de energia nesses casos. Mesmo assim, ninguém deve se aproximar ou tocar na fiação caída. Ao ver um fio caído na rua, a pessoa deve manter uma distância segura. Não se deve se aproximar ou tocar nos cabos.

Tags:
    Raios ; Temporal