Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Paulista conclui projeto de Gestão Energética Municipal em Bauru

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   18/01/2016


Bauru, 15 de janeiro de 2016 – A CPFL Paulista, concessionária da CPFL Energia que atende a 4,1 milhões de clientes em 234 municípios no interior de São Paulo, por meio do Programa de Eficiência Energética, realizou ontem (14/1) a cerimônia de encerramento do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM), em Bauru. O evento contou com a entrega de um plano de eficiência energética para as instalações da Prefeitura de Bauru e a certificação de 18 servidores municipais, que foram capacitados em gestão energética. 

O projeto de Gestão Energética Municipal é voltado para organização e planejamento das diferentes atividades que fazem uso da energia elétrica na administração municipal, sendo possível gerir contas e contratos de energia e identificar áreas com potencial de melhoria da eficiência, sem a perda da qualidade do serviço ofertado. De acordo com o estudo da distribuidora, denominado Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica (PLAMGE), a despesa e o consumo de eletricidade da Prefeitura de Bauru foram, respectivamente, de R$ 35,23 milhões de reais e 132,325 mil MWh em 2014. Com as ações já em curso e as serem desenvolvidas durante a execução do plano, a expectativa é de que o poder público municipal em Bauru possa reduzir até em 8,82% o consumo de energia por ano até 2020.

“O objetivo de capacitar os servidores é assegurar a continuidade das ações empreendidas na gestão de energia elétrica dos municípios envolvidos. É importante que as pessoas se sintam engajadas e que entendam o GEM como um benefício para a cidade, por isso, a importância de uma equipe capacitada, com papel funcional e poder decisório para realizar as tarefas de gestão energética do município. A partir de agora, o conhecimento adquirido fortalecerá a administração dos responsáveis operacionais dos diferentes departamentos ou secretarias municipais, além de estreitar o relacionamento com a CPFL ”, destaca o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Jr. Bauru foi a primeira cidade a ter o projeto concluído, e a CPFL Paulista irá entregar, até fevereiro deste ano, os planos para três outros municípios de sua área de concessão: Piracicaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

O projeto GEM prevê a criação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM) dentro de cada prefeitura envolvida. A CPFL capacita os municípios no uso do sistema computacional SIEM Web (Sistema de Informação Energética Municipal da Eletrobrás PROCEL) e elabora o planejamento do uso da energia elétrica do município com base na metodologia do PLAMGE, da Eletrobras PROCEL. O estudo também estabelece os indicadores para a mensuração dos resultados. A CPFL Energia aprovou o projeto GEM junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o qual tem duração de 18 meses, entre todas as suas etapas: sensibilização, estruturação, capacitação, gerenciamento, planejamento e entrega do PLAMGE.

Sobre o Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia     
 
A CPFL incentiva o consumo consciente de energia, por meio do Programa de Eficiência Energética, desde 1998.  As iniciativas visam promover o uso racional e eficiente de energia junto às comunidades, órgãos públicos e iniciativa privada, contribuindo assim para a diminuição do desperdício e a preservação dos recursos naturais.

Os principais objetivos do programa é promover a utilização racional da energia elétrica, a diminuição do desperdício e contribuir para a ampliação da consciência da sociedade sobre o tema. A redução nos gastos com energia elétrica depende do projeto de eficiência energética implementado nas instalações e dos novos hábitos das pessoas.

As concessionárias da CPFL Energia desenvolvem projetos em prédios públicos, indústrias, estabelecimentos comerciais, escolas públicas, residências, áreas rurais, hospitais, entidades filantrópicas e projetos de iluminação pública.
A participação no Programa de Eficiência Energética é feita por meio de solicitação via Consultores de Negócios da CPFL Energia ou pelo preenchimento do formulário disponível no site http://www.cpfl.com.br/eficienciaenergetica.

Quais são as vantagens do Programa?

• Redução no consumo e, consequentemente, nas despesas com energia elétrica
• Conscientização para o uso racional de energia elétrica
• Substituição de equipamentos ineficientes
• Aplicação de novas tecnologias voltadas ao uso inteligente e eficiente da energia elétrica

Tags:
    CPFL Paulista; Bauru; Eficiência Energética