Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Corrida tecnológica pelas energias renováveis é tema de série de palestras promovidas pelo Instituto CPFL|Cultura em parceria com Greenpeace

Escrito por:

CPFL Imprensa    07/05/2013

As inovações tecnológicas poderão assegurar nossa autonomia energética de maneira ambientalmente correta e economicamente sustentável? O questionamento está no centro das reflexões do módulo do programa Invenção do Contemporâneo, realizado pelo Instituto CPFL | Cultura em parceria com Greenpeace, neste mês.  O módulo “Horizonte Renovável: a energia na paisagem brasileira” tem curadoria de Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha Clima & Energia do Greenpeace Brasil. 

Com dois encontros em maio e dois em junho, o programa pode ser também acompanhado online e ao vivo pelo site www.cpflcultura.com.br/aovivo, com participação dos internautas pelo chat. As gravações acontecem no Instituto CPFL \Cultura, em Campinas, sempre a partir das 19h, com entrada gratuita e por ordem de chegada. 

Futuro longe do ultrapassado

Baitelo ressalta que o futuro está nas energias renováveis, e não em insistir em fontes sujas, de modelos ultrapassados baseados na exploração de combustíveis fósseis. “Se isso é possível em locais do planeta onde o Sol é um artigo de luxo, imaginem o que não podemos fazer por aqui”, provoca. Para ele, seria “imperdoável” o Brasil ficar de fora da corrida tecnológica pelas energias renováveis. “A esta altura, é o pecado que não podemos mais cometer”, conclui. 

Quatro encontros 

“Energias renováveis e os benefícios sociais” será apresentado por Ricardo Abramovay, professor da USP e coordenador do Projeto sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil, nesta quinta (9). O módulo teve início no último dia 2 de maio, com o tema “Revolução Energética”, por Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, e Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha Clima & Energia do Greenpeace Brasil. Em junho, serão abordados “Tecnologia renovável”, no dia 06, por Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM); e “Economia e energias renováveis”, no dia 27, por Antônio Bastos, presidente da Ômega Energia Renovável. 

Serviço

Invenção do Contemporâneo

Módulo: “Horizonte Renovável: a energia na paisagem brasileira”

Curador: Ricardo Baitelo

Programação

Maio

Dia 2, às 19h - “Revolução Energética”. Com Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, e Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha Clima & Energia do Greenpeace Brasil (Gravação disponível no link http://www.cpflcultura.com.br/2013/05/02/revolucao-energetica-com-marcelo-furtado-e-ricardo-baitelo/)

Dia 9, às 19h - “Energias renováveis e os benefícios sociais”. Com Ricardo Abramovay, professor da USP e coordenador do Projeto sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil

Junho

Dia 6, às 19h - “Tecnologia renovável”. Com Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM)

Dia 27, às 19h – “Economia e energias renováveis”. Com Antônio Bastos, presidente da Ômega Energia Renovável.

Local: Instituto CPFL| Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas - SP)

Horário: 19h

Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h

Informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br

 
Tags: