As inovações tecnológicas poderão assegurar nossa autonomia energética de maneira ambientalmente correta e economicamente sustentável? O questionamento está no centro das reflexões do módulo do programa Invenção do Contemporâneo, realizado pelo Instituto CPFL | Cultura em parceria com Greenpeace, neste mês. O módulo “Horizonte Renovável: a energia na paisagem brasileira” tem curadoria de Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha Clima & Energia do Greenpeace Brasil.
Com dois encontros em maio e dois em junho, o programa pode ser também acompanhado online e ao vivo pelo site www.cpflcultura.com.br/aovivo, com participação dos internautas pelo chat. As gravações acontecem no Instituto CPFL \Cultura, em Campinas, sempre a partir das 19h, com entrada gratuita e por ordem de chegada.
Futuro longe do ultrapassado
Baitelo ressalta que o futuro está nas energias renováveis, e não em insistir em fontes sujas, de modelos ultrapassados baseados na exploração de combustíveis fósseis. “Se isso é possível em locais do planeta onde o Sol é um artigo de luxo, imaginem o que não podemos fazer por aqui”, provoca. Para ele, seria “imperdoável” o Brasil ficar de fora da corrida tecnológica pelas energias renováveis. “A esta altura, é o pecado que não podemos mais cometer”, conclui.
Quatro encontros
“Energias renováveis e os benefícios sociais” será apresentado por Ricardo Abramovay, professor da USP e coordenador do Projeto sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil, nesta quinta (9). O módulo teve início no último dia 2 de maio, com o tema “Revolução Energética”, por Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, e Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha Clima & Energia do Greenpeace Brasil. Em junho, serão abordados “Tecnologia renovável”, no dia 06, por Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM); e “Economia e energias renováveis”, no dia 27, por Antônio Bastos, presidente da Ômega Energia Renovável.
Serviço
Invenção do Contemporâneo
Módulo: “Horizonte Renovável: a energia na paisagem brasileira”
Curador: Ricardo Baitelo
Programação
Maio
Dia 2, às 19h - “Revolução Energética”. Com Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, e Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha Clima & Energia do Greenpeace Brasil (Gravação disponível no link http://www.cpflcultura.com.br/2013/05/02/revolucao-energetica-com-marcelo-furtado-e-ricardo-baitelo/)
Dia 9, às 19h - “Energias renováveis e os benefícios sociais”. Com Ricardo Abramovay, professor da USP e coordenador do Projeto sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil
Junho
Dia 6, às 19h - “Tecnologia renovável”. Com Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM)
Dia 27, às 19h – “Economia e energias renováveis”. Com Antônio Bastos, presidente da Ômega Energia Renovável.
Local: Instituto CPFL| Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas - SP)
Horário: 19h
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br