Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Alerta de temporal - CPFL Energia

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   19/11/2015

​​​​Campinas, 20 de novembro de 2015 - Os temporais que atingiram todo o interior do Estado de São Paulo nestes últimos dias têm afetado o fornecimento de energia elétrica para parte dos clientes das distribuidoras do Grupo CPFL. As situações climáticas vivenciadas são atípicas, pela intensidade e abrangência, acompanhadas de fortes ventos, que lançam objetos e galhos de árvore na rede elétrica, e pela alta concentração de descargas atmosféricas (raios). 

O Centro de Operações da CPFL está monitorando a aproximação de uma nova frente-fria, após as chuvas registradas na madrugada de hoje (20/11), e a instabilidade será intensificada sobre o Estado de São Paulo. Isso ocasionará aumento da nebulosidade com chuvas e trovoadas, algumas com forte intensidade e acompanhadas por ventos fortes e descargas elétricas, no decorrer do período. A previsão é que, no sábado (21/11), a frente fria se desloque para o Rio de Janeiro, diminuindo as instabilidades nas áreas de concessão do Grupo no Estado.

Na madrugada de hoje, o temporal na região de Campinas, por exemplo, foi acompanhado de 1.209 raios, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 500 foram do tipo mais perigoso, que tocam o chão e podem causar danos à população. A medição foi feita das 0h de quinta (19/11) até às 10h de sexta (20/11). De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, o vento atingiu a velocidade de 61,8 km/h às 4h30 de hoje, e o volume acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 36,5 milímetros.

O pico das ocorrências na madrugada desta sexta-feira, dia 20/11, foi por volta das 2h, devido à passagem de uma frente fria que provocou fortes chuvas em grande parte do Estado de São Paulo, atingindo cidades das áreas de concessão das distribuidoras CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Jaguari, CPFL Santa Cruz e CPFL Sul Paulista e afetando 140 mil clientes, o que representa 1,8% do número total de 7,7 milhões de consumidores atendidos pelo Grupo.

As primeiras regiões afetadas foram Ourinhos, Piraju, Taquarituba e Avaré, estendendo-se para as regiões de Bauru, Jaú, Botucatu, São José do Rio Preto, Franca, Araraquara, Ribeirão Preto, Itapetininga, Sorocaba, Salto, Indaiatuba, Piracicaba, Itapira, Jaguariúna e Campinas.

Devido às ocorrências ao longo do dia de hoje (20/11), já que as chuvas se estenderam até às 12h em algumas áreas, as distribuidoras ainda registram clientes sem o fornecimento de energia elétrica neste momento:

  • CPFL Paulista: 15 mil clientes;
  • CPFL Piratininga: 15 mil clientes;
  • CPFL Santa Cruz, CPFL Jaguari, CPFL Mococa, CPFL Sul Paulista e CPFL Leste Paulista: 5 mil clientes;

O número de clientes interrompidos neste momento representa 0,5% do número de clientes atendidos pelo Grupo.

A CPFL reforça que todas as equipes de eletricistas das distribuidoras foram mobilizadas no início do temporal, e o Centro de Operações realizou um monitoramento da situação, que priorizou o atendimento a hospitais, unidades de saúde, clientes com UTI domiciliar, escolas e demais prédios e equipamentos públicos, como estação de tratamento de água e esgoto.

Toda força de trabalho se mantém mobilizada para atender o mais rapidamente as unidades que seguem afetadas pelas condições climáticas adversas e prioriza a retirada de árvores de grande porte e objetos que caíram sobre a rede elétrica, e a reconstrução da mesma, sempre em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito e outros órgãos públicos.   

Em período chuvoso, as distribuidoras da CPFL Energia pedem o apoio e a compreensão da população, já que temporais de grandes proporções geram maior impacto na rede aérea de distribuição de energia elétrica e reforça que disponibiliza todo o contingente da empresa, em campo e na operação, para que o sistema volte a operar normalmente. 

O que fazer em caso de falta de energia

Em caso de eventual falta de energia, a CPFL recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento. Em situações de emergência com um elevado número de clientes sem energia, é possível que o call center esteja sobrecarregado. Nestes caso, além do telefone 0800, o contato com a concessionária pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS), aplicativos para smartphone e também e-mail.

Vale ressaltar que a CPFL possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tomará as medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como Hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.

Segurança

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:

  • Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente à CPFL.
  • Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
  • Afaste-se de janelas e portas metálicas,
  • Evite os banhos nos momentos de tempestades.
  • Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
  • Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.

Canais de atendimento ao cliente

Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
Site: www.cpfl.com.br

•        CPFL Paulista - 0800 010 1010 (ligação gratuita) -  paulista@cpfl.com.br
•        CPFL Piratininga -  0800 0 10 2570 (ligação gratuita) - piratininga@cpfl.com.br
•        CPFL Santa Cruz – 0800 772 2196 (ligação gratuita) – atendimento@cpflsantacruz.com.br
•        CPFL Leste Paulista –0800 774 44 30 (ligação gratuita) - atendimento@cpfljaguariuna.com.br
•        CPFL Mococa – 0800 774 44 30 (ligação gratuita) - atendimento@cpfljaguariuna.com.br
•        CPFL Jaguari – 0800 774 44 30 (ligação gratuita) - atendimento@cpfljaguariuna.com.br
•        CPFL Sul Paulista – 0800 774 44 30 (ligação gratuita) - atendimento@cpfljaguariuna.com.br

SMS: enviar a palavra LUZ e o seu código (localizado no verso da sua conta de energia) para o número da distribuidora, descrito na tabela abaixo:

•        CPFL Jaguari: 26801
•        CPFL Mococa: 26802
•        CPFL Leste Paulista: 26803
•        CPFL Sul Paulista: 26804
•        CPFL Santa Cruz: 26805
•        CPFL Paulista: 27351
•        CPFL Piratininga: 27304

Tags:
    temporal; alerta; 20/11