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Comércios de Santos foram autuados com “gato de energia”

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Assessoria de Imprensa   15/04/2021

Ação da CPFL Piratininga realizou 80 vistorias com o objetivo de coibir a prática criminosa de fraude e furto e garantir a qualidade do serviço prestado

Santos, 16 de abril de 2021. A CPFL Piratininga realizou, nesta quarta-feira, 14, uma operação de combate a fraudes e furtos de energia na zona noroeste de Santos. A ação contou com cinco equipes de escolta da CINLOG, doze equipes da RPC Energia Ativa e equipes de Operações de Campo da CPFL Piratininga.

Foram realizadas 80 vistorias e oito ramais clandestinos retirados, que alimentavam cerca de 20 estabelecimentos comerciais. Ao todo, a CPFL Piratininga encontrou doze ligações clandestinas -- os chamados “gatos” -- em comércios de Santos como mercado, padaria, borracharia, shopping, vidraçaria e sorveteria. Os proprietários foram levados à delegacia e precisarão quitar seus débitos com juros e correções monetárias para que a energia seja restabelecida.

A CPFL Piratininga, em parceria com a Polícia Civil, atua constantemente para inspecionar e identificar irregularidades em unidades consumidoras de todos os bairros das cidades. O objetivo é coibir a prática de fraudes e furtos, que piora a qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores e coloca em risco a vida da população, além de encarecer as tarifas para todos os clientes da distribuidora.

 

  

Fraude e furto de energia é crime. As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também distribui para todos os consumidores, por meio das tarifas de energia elétrica, parte dos prejuízos causados pelas "perdas comerciais", como são denominadas as irregularidades. 

“Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento”, explica um dos supervisores de Recuperação de Energia da CPFL Piratininga.

Consumidores que fazem “gato”, além de praticarem crime, também estão colocando as suas vidas e da população em risco. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.

Mais fiscalização. Consumidores da CPFL Piratininga podem contribuir, de forma absolutamente segura e sigilosa, para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, pelo e-mail [email protected].

Além disso, a CPFL Piratininga tem intensificado a fiscalização contra este tipo de delito em todos os municípios atendidos. A assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL é fruto de novas tecnologias adotadas em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, a companhia também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.

Tags:
    Santos; CPFL Piratininga; Fraudes e Furtos