Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Com Luiz Felipe Pondé, Café Filosófico CPFL discute a “epidemia de imaturidade”

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   28/04/2019

​Vivemos uma epidemia de infantilização? A pergunta é levantada (e respondida) pelo filósofo Luiz Felipe Pondé no módulo de maio do Café Filosófico CPFL, que tem como tema “O mundo contemporâneo repleto de adultos infantis”.

A gravação da série de debates é aberta ao público, em Campinas, e será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Instituto CPFL (facebook, youtube e instituto cpfl ao vivo).

Curador da série, Pondé conversa com o público nesta sexta-feira, 03/05, às 19h. O encontro vai discutir “O marketing existencial: como vender cada vez mais significados para as pessoas”.

Segundo Pondé, o amadurecimento é cada vez mais raro nos dias atuais: os jovens adiam sair de casa, ser autossuficientes financeiramente, sustentar vínculos afetivos e ter filhos. O objetivo do módulo é discutir essa “epidemia de imaturidade” como sintoma de um mundo contemporâneo inconsistente.

“O mundo do marketing descobriu que o recurso mais escasso da vida é o significado dela. Num mundo entediado pela longevidade, a significação se dissolve como num ácido. O futuro é uma sociedade de consumo de significados para consumidores sem nenhum significado”, afirma o curador.

Colunista da Folha de S.Paulo, Pondé é filósofo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É autor de, entre outros, “Os Dez Mandamentos (+ um)” e coautor de “Por que virei à direita” (ambos pela Três Estrelas).

Ao longo do mês, o Café Filosófico CPFL vai discutir o tema a partir de questões como data science e nova ciência social, espiritualidade e a psicanálise. Confira a programação:

03/05 | sex | 19h
O marketing existencial: como vender cada vez mais significados para as pessoas
com Luiz Felipe Pondé, filósofo, professor e colunista da Folha de S. Paulo

10/05 | sex | 19h
A data science como a nova ciência social definitiva
com Kaike Nanne, jornalista da Bites, empresa especializada em data science e análise de comportamento 

17/05 | sex | 19h
A espiritualidade inconsistente: Deus como mercadoria
com Ed René Kivitz, teólogo, pastor e mestre em ciências da religião  

24/05 | sex | 19h
A agonia do amadurecimento
com Danit Pondé, psicanalista winnicottiana e doutora em filosofia pela Unicamp

Sobre o Instituto CPFL

Com 16 anos de atividades, o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, que tem sede em Campinas. A missão do Instituto CPFL é integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. Através do Circuito CPFL, o Instituto CPFL promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania. 

Em 2019, estão previstas iniciativas em cerca de 100 localidades, alcançando um público presencial estimado de milhares pessoas. O Instituto CPFL é responsável também pela difusão do conhecimento através das transmissões e do acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL, tradicional programa de debates que pode ser acompanhado pelo público no Youtube, no site, no app institutocpflplay, no Facebook e na TV aberta. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

O Instituto CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, número 1.632, na Chácara Primavera.

Tags:
    Instituto CPFL; Café Filosófico CPFL; Luiz Felipe Pondé; Kaike Nanne; Ed René Kivitz; Danit Pondé;