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Com apoio de tecnologia e denúncias, CPFL Piratininga regulariza 4,2 mil fraudes no 1º semestre na Baixada Santista

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   24/08/2020

​​Distribuidora, em parceria com a polícia, desenvolveu ações que possibilitaram combater os “gatos” e recuperar um volume de energia suficiente para abastecer mais de 164 mil residências por um mês

Santos, 25 de agosto de 2020. Os investimentos da CPFL Piratininga no uso de inteligência, tecnologia e canais de denúncias resultaram em uma maior eficiência de suas ações de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”. Tanto que, no primeiro semestre deste ano, a companhia conseguiu regularizar 4.209 fraudes e recuperar 24,6 GWh na região da Baixada Santista. O volume, obtido em mais de 48 mil inspeções, seria suficiente para abastecer mais de 164.640 residências durante um mês.

“A CPFL Piratininga realiza constantemente importantes ações de combate às fraudes e furtos em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais, que têm auxiliado significativamente o trabalho. A empresa também investiu em novas tecnologias e treinamento das equipes, aprimorando seus processos de monitoramento e análise”, afirma Carlos Zamboni Neto, presidente da distribuidora.

“Estamos continuamente melhorando nossos modelos de detecção de fraudes, e isso, somado a apuração de algumas denúncias, faz com que possamos inibir esses furtos, que além de serem crime, podem prejudicar uma região trazendo instabilidade na energia e riscos à segurança da população”, ressalta Rafael Lazzaretti, diretor comercial do grupo.

Entre os municípios com maior recuperação de energia na região da Baixada Santista, a cidade de São Vicente registrou 9.134 MWh, ficando em primeiro lugar. Praia Grande ocupa a segunda posição com 7.944 MWh. Santos é a terceira da lista com 4.970 MWh, enquanto Guarujá, seguida por Cubatão, fecham o ranking.

AÇÕES CONTRA FRAUDES E FURTOS DE ENERGIA

 BAIXADA SANTISTA - 1º SEMESTRE DE 2020

MUNICÍPIO

Energia Recuperada (MWh)

Inspeções

Fraudes

SÃO VICENTE

9.134

16.382

1.422

PRAIA GRANDE

7.944

18.087

1.364

SANTOS

4.970

9.076

895

CUBATÃO

1.358

2.983

228

GUARUJÁ

1.289

2.254

300

Geral. No primeiro semestre de 2020, após mais de 86 mil inspeções realizadas, a recuperação de energia em toda a área de atuação da companhia foi de 41 GWh, o que abasteceria 273.360 residências por um mês. As dez cidades com maior recuperação de energia da CPFL Piratininga nesse período são:​

AÇÕES CONTRA FRAUDES E FURTOS DE ENERGIA

 CPFL PIRATININGA - 1º SEMESTRE DE 2020

MUNICÍPIO

Energia Recuperada (MWh)

Inspeções

Fraudes

SÃO VICENTE

9.134

16.382

1.422

PRAIA GRANDE

7.944

18.087

1.364

SANTOS

4.970

9.076

895

SOROCABA

4.152

10.551

865

JUNDIAÍ

2.148

5.286

322

INDAIATUBA

1.843

3.240

314

CUBATÃO

1.358

2.983

228

ITU

1.332

3.168

250

GUARUJÁ

1.289

2.254

300

CAMPO LIMPO PAULISTA

998

1.780

166


Em 2019, a distribuidora recuperou 89,9 GWh de energia, suficiente para abastecer mais de 599.892 residências por mês. 

Eficiência. O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resultam em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.

Essas ações, aliadas aos diversos projetos de blindagem de rede e de medição implementados pela companhia, como o projeto das Caixas Blindadas e atuação em clientes sem contratos (clandestinos), permitem diminuir a necessidade de inspeções in loco. As tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes, intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos e evite a reincidência de furtos.  

Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma "perda comercial", e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas. 

Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br​.

Tags:
    CPFL Piratininga; Eficiência Energética; Fraudes e Furtos de Energia;