Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Cine CPFL tem sessões gratuitas de filmes sobre consumo consciente e sustentabilidade

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   29/08/2016


​Campinas, 30 de agosto de 2016 - Você é o que você come, mas também onde mora, como se locomove, como vive. O impacto da nossa atividade no meio ambiente, a começar pelos hábitos de consumo, é tema de preocupação e reflexão para compreender os rumos do desenvolvimento humano em um contexto global. Repensar nossa ação no planeta é refletir sobre nossos colapsos políticos e econômicos, mas também urbanos e ambientais.

Em setembro, o Cine CPFL, em Campinas, oferece ao público cinco títulos, entre ficções e documentários, para repensar a nossa relação com o corpo, as cidades e a terra.

Na primeira sessão da série "E agora, para onde vamos?", na quinta-feira, 01/09, às 19h, será exibido o documentário "O Sal da Terra", de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado sobre o renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. A entrada é gratuita.

O filme mostra que, das áreas mais inóspitas do planeta ao ponto de origem, onde tudo começou, a história de Salgado é a história de um resgate. Em seu projeto “Gênesis”, ele adentrou por espaços ainda virgens do planeta – exatamente a metade de tudo o que existe e permanece como no princípio. Talvez este seja o grande retrato do nosso tempo: já não há o que fazer se não olhar e recomeçar. e o recomeço está onde não começou. Onde começou é preciso replantar. É preciso reiniciar.

Confira as demais sessões:

08/09 | qui | 19h
a grande aposta
adam mckay, 2016, comédia dramática, 131 min, 14 anos
como a crise financeira de 2008, que provoca danos até hoje, chegou aonde chegou? o filme, indicado ao oscar de 2016, mostra como é preciso observar, na ponta da cadeia de eventos, longe dos boletins e declarações oficiais, os indícios de que uma tragédia iminente. é também uma defesa do trabalho de apuração, um trabalho de desconfiança, frieza, paciência e também de desencanto e desconstrução quando tudo parece conspirar a favor e em clima de normalidade.
 
15/09 | qui | 19h
comer o quê?
leonardo brant, 2015, documentário, 59 min, livre
você sabe o que você come? a comida define nossa identidade? quais os benefícios dos alimentos orgânicos? você conhece a horta urbana mais próxima da sua casa? neste documentário, personagens como alex atala, bela gil , helena rizzo, josimar melo, marcos palmeira e roberto smeraldi levam o espectador aos seus cotidianos para a abordar temas como agronegócio, a comida como forma de sociabilidade, a incorporação de paisagens brasileiras à mesa, alimentos orgânicos, saúde e outros.
 
22/09 | qui | 19h
obrigado por fumar
jason reitman, 2005, comédia, 92 min, 16 anos
qual a nossa relação com o trabalho? é apenas um meio de subsistência, que nos transforma em operários com o único intuito de cumprir uma missão e pagar as contas no fim do mês, ou acreditamos ser parte de um projeto? as implicações, éticas e morais, da relação entre dever e missão, sobretudo quando sabemos dos malefícios provocados pelo produto que ajudamos a vender, são os temas desta comédia de fundo trágico.
 
29/09 | qui | 19h
bikes vs carros
fredrik gertten, 2015, documentário, 90 min, livre
como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades e como a bicicleta começa a mudar uma parte desse jogo é o tema deste documentário gravado em são paulo, los angeles, toronto e copenhague.
 
local: sala umuarama | rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp;
capacidade: 162 lugares
entrada gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000

Tags:
    Instituto CPFL; cultura; CPFL Energia; Cine CPFL; cinema; sustentabilidade; consumo