Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Café Filosófico CPFL reúne Cortella e Karnal em especial sobre o sentido da vida

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   12/10/2020

Encontro vai abordar questões referentes à existência humana, tema do novo livro de Cortella e Karnal lançado pela editora Papirus 7 Mares. Transmissão será ao vivo no próximo dia 20, pelo Youtube e Facebook

 

Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal/Fotos JR Duran

No próximo dia 20 de outubro, o Café Filosófico CPFL vai receber Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal para um programa especial sobre o livro “Viver, a que se destina?”, lançamento da Editora Papirus 7 Mares e de autoria de ambos. Na obra, Cortella e Karnal refletem sobre o sentido da vida, sobre como as pessoas chegaram onde estão, até que ponto são livres, além de outras questões que há séculos fascinam e intrigam a humanidade.

Viver é um desafio contínuo. A ciência, a filosofia, a religião e a arte têm oferecido algumas possibilidades de resposta para as inquietações humanas sobre existir ou não um destino ou algo que explique a existência. Por outro lado, a ausência de sentido enseja liberdade para ser e viver conforme o próprio desejo – embora isso também implique responsabilidade. “A ideia de destino é tranquilizadora. Ela nos deixa mais serenos. Porque se cremos que alguém, fora de nós, anterior, superior a nós decide qual será a nossa rota, isso é muito mais adequado do que imaginar que precisamos fazer escolhas. Toda escolha implica responsabilidade e consequência”, explica Cortella.

Karnal defende ser libertador ter de inventar o próprio sentido. “Podemos entender que a existência é aleatória, não tem sentido, nada muda definitivamente nada. Mas, ao formar a minha ideia aleatória de sentido, que é histórica, estou produzindo algo que eu creio ser significativo”.

Seja escolha ou destino, seja a vida um drama em construção ou uma tragédia anunciada, fato é que as pessoas estão sempre procurando algum propósito que torne a existência mais significativa. Poucas pessoas convivem bem com a ideia de uma existência sem determinação, inteiramente livre e absolutamente sem sentido. “Muitos demandam uma onisciência superior que, de forma justa e inteligente, determine tudo ou quase tudo”, lembra Karnal.

O Café Filosófico CPFL, edição fica em casa, especial de lançamento do livro “Viver, a que se destina?”, em parceria com a Editora Papirus 7 Mares, é inédito e ao vivo, transmitido pelo canal do programa no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook. Para definir o lembrete para a live acesse aqui.

Serviço

Café Filosófico CPFL - fica em Casa, com Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal
Quando: Dia 20/10, terça-feira, às 18 horas
Onde: youtube.com/CafeFilosofico e facebook.com/InstitutoCPFL
Informações: institutocpfl.org.br​

Tags:
    Instituto CPFL; Café Filosófico CPFL; Mario Sergio Cortella; Leandro Karnal;