Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Café Filosófico CPFL estreia módulo sobre suicídio com 20 mil pessoas conectadas

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   05/11/2019

Na contramão mundial, taxas de suicídios crescem no Brasil e suscitam discussão sobre motivações, comportamento e políticas públicas na prevenção do suicídio; módulo reúne quatro especialistas para debater o tema no mês de novembro

O módulo de novembro do Café Filosófico CPFL teve início na sexta passada (1) e registrou audiência de 20 mil pessoas conectadas nos canais do programa e do Instituto CPFL. A estreia foi com o curador do módulo, o psicanalista e professor titular da Unicamp, Dr. Neury Botega, que explicou "porque é preciso falar de suicídio".

O módulo de novembro, “Suicídio entre crianças e jovens: precisamos falar sobre isso”, reúne especialistas da psiquiatria e psicanálise para falar do alto índice de suicídio no Brasil - onde a taxa aumentou 7% entre 2010 e 2016, enquanto no mundo, caiu 9,8%. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na próxima sexta (8), a psiquiatra Dra. Berenice Rheinheimer vai falar sobre o “suicídio e o comportamento suicida entre jovens”. Termo de amplo escopo cunhado pela OMS, o comportamento suicida compreende vários atos autoagressivos, independentemente do grau de intenção de morrer. 

No dia 22, o psiquiatra José Manoel Bertolote, vai tratar sobre as  “políticas públicas de prevenção do suicídio”. Segundo a OMS, o suicídio deve ser uma prioridade para a saúde pública e contar com estratégias de política públicas bem articuladas para o enfrentamento da questão, embasadas em evidências científicas.

Para fechar o módulo de novembro, no dia 29 o psicanalista Dr. Leandro de Lajonquière vai responder “até que ponto as crianças de hoje são diferentes das de antes?”, debatendo sobre a liberdade e independência da nova geração e o quanto as escolhas que fazem podem desencadear síndromes e déficits inexistentes nas gerações anteriores.

O Café Filosófico CPFL é gravado às sextas-feiras e possui entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. As gravações também podem ser acompanhadas ao vivo, às 19h, pelo canal no Youtube (youtube.com/cafe_filosofico) e pela página no Facebook (facebook.com/institutocpfl​). O Instituto CPFL fica à Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, em Campinas - SP.

Tags:
    Café Filosófico CPFL; suicídio; Dr. Neury Botega; Instituto CPFL;