Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Café Filosófico CPFL especial Fronteiras do Pensamento promove debate gratuito no MASP com o escritor Leonardo Padura

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   21/08/2017

Campinas, 21 de agosto de 2018 - O escritor e jornalista Leonardo Padura é o convidado do Café Filosófico CPFL especial Fronteiras do Pensamento da próxima quinta-feira, 24/08, às 20h, no Auditório do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), em São Paulo. É a primeira vez que a série de debates, promovida há quase 15 anos pelo Instituto CPFL, é realizada no Museu. O evento tem entrada gratuita, com transmissão online pelo sitewww.institutocpfl.org.br/aovivo e pelo Facebook do Instituto CPFL.
 
O encontro é resultado de uma parceria inédita entre o Instituto CPFL e o ciclo de seminários Fronteiras do Pensamento, e conta com o apoio do MASP. Será mediado pelo jornalista e mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP Manuel da Costa Pinto.
 
A distribuição de ingressos começa a partir das 18h (2 por pessoa), na bilheteria do MASP. O ingresso permite também acesso gratuito às galerias do Museu das 18h às 19h30. 
 
Padura é romancista, ensaísta e jornalista. Considerado um dos principais escritores de Cuba, escreveu roteiros para o cinema e atuou por 15 anos na área do jornalismo investigativo. Pós-graduado em Literatura Hispano-americana pela Universidade de Havana, dedica-se exclusivamente à literatura desde 1995. Agraciado pelo governo espanhol com a dupla nacionalidade, prefere continuar vivendo na ilha onde nasceu.
 
Ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais Estações Havana. A tetralogia, composta por Passado perfeito, Ventos de quaresma, Máscaras e Paisagem de outono, já foi traduzida para mais de 15 países e venceu prêmios internacionais, como o Dashiell Hammet, de melhor romance em língua espanhola, e o Café Gijón, além de ter sido adaptada para o cinema e a televisão.
 
Em 2011, publicou, pela Boitempo Editorial, O homem que amava os cachorros, best-seller considerado sua obra-prima e que narra o assassinato do revolucionário russo Leon Trotski, além de fazer críticas ao regime cubano. Ainda no Brasil, lançou Hereges, também pela Boitempo, uma mistura de romance histórico e noir para abordar a perseguição aos judeus.
 
Padura acredita que o gênero policial permite abordar os maiores problemas da sociedade, como corrupção, repressão, erosão ideológica e pobreza. Pelo conjunto de sua obra, recebeu o Prêmio Princesa das Astúrias das Letras e o Prêmio Nacional de Literatura de Cuba.
 
“Em quase 15 anos de atividades, o Café Filosófico CPFL promoveu encontros com alguns dos principais pensadores da atualidade para abordar os conflitos dos indivíduos no mundo contemporâneo. Os encontros, tradicionalmente gravados em Campinas, onde fica a sede do Instituto CPFL e da CPFL Energia, sempre com entrada gratuita, chegam a um público cada vez mais amplo graças às transmissões e ao nosso acervo online, além das exibição na TV aberta. Nossa parceria com o ciclo de seminários Fronteiras do Pensamento é antiga, e esta é a primeira vez que realizamos um evento como este no MASP, um símbolo da cidade de São Paulo e do Brasil, com o qual temos muito orgulho de realizar este encontro com um dos grandes nomes da literatura latino-americana”, afirma Mário Mazzilli, diretor do Instituto CPFL.
 
Café Filosófico CPFL
 
O Café Filosófico CPFL é um programa de debates que aborda questões referentes aos indivíduos do mundo contemporâneo a partir da filosofia e da psicanálise. Abertos ao público do Instituto CPFL, em Campinas, os encontros são transmitidos ao vivo, disponibilizados na rede e, posteriormente, editados e exibidos na TV aberta e em plataformas como o YouTube.
 
Sobre o Instituto CPFL
 
O Instituto CPFL nasceu em 2003, como programa cultural do grupo CPFL Energia, disposto a promover o diálogo e a reflexão sobre temas e práticas do mundo contemporâneo, com foco no compartilhamento do conhecimento. O programa cresceu e hoje centraliza também ações sociais, esportivas e de qualidade de vida, levando mobilização e transformação, através do conhecimento, aos mais diversos públicos por meio de plataformas digitais e de atividades gratuitas em cidades de influência do grupo CPFL Energia. É responsável por projetos como a série de debates Café Filosófico CPFL, o Circuito CPFL de Arte e Cultura, o Circuito Energia, o programa Música Contemporânea e o Cine CPFL. O Instituto CPFL acredita que construir valores simbólicos, empoderar diversidades, reduzir vulnerabilidades, valorizar patrimônios físicos e imateriais e incentivar projetos coletivos de vida ampliam a capacidade das pessoas de ver e de estar no mundo. O Instituto CPFL fica na Rua Jorge de Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, em Campinas.

Serviço
 
24/08 | qui | 20h

Café Filosófico especial Fronteiras do Pensamento no Auditório do MASP, na cidade de São Paulo
com Leonardo Padura, escritor e jornalista. Mediação de Manuel da Costa Pinto, jornalista e mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP.
 
jornalista responsável: Matheus Pichonelli
mpichonelli@gmail.com
11 – 9 8017 1600​

Tags:
    Instituto CPFL; cultura; CPFL Energia; Café Filosófico CPFL; MASP