Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Café Filosófico CPFL encerra módulo de abril com discussão sobre Identidade, diáspora e exílio

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   22/04/2019

​O filósofo Ricardo Timm de Souza fala sobre “Identidade, diáspora e exílio” no Café Filosófico CPFL desta sexta-feira, 26/04, às 19h. A gravação, aberta ao público, será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Instituto CPFL (confira abaixo).

O encontro abordará a configuração dos temas diáspora, exílio e identidade nos trabalhos de Franz Rosenzweig (1886 –1929), Emmanuel Levinas (1906 –1995) e Jacques Derrida (1930 – 2004) para demonstrar de que modo esse cruzamento ajuda a compreender suas respectivas obras – que postulam a ética na centralidade do universo filosófico-cultural contemporâneo.

O encontro encerra o módulo de março e abril do Café Filosófico CPFL sobre “Desafios da identidade no mundo contemporâneo”, que teve a curadoria dos psicanalistas Benilton Bezerra Jr. e Jurandir F. Costa.

A série mostrou como a aceleração e a profundidade das transformações políticas, éticas, tecnológicas e sociais da atualidade vêm desmontando rapidamente as referências que costumavam balizar nossas vidas – e, como, em consequência, fizera surgir mutações subjetivas e sociais inesperadas na maneira como nos definimos, como nos relacionamos e como lidamos com nossas frustrações, angústias, medos e promessas.

A partir da semana que vem, tem início a nova série de gravações do Café Filosófico CPFL, com a curadoria do filósofo Luiz Felipe Pondé e o tema “O mundo contemporâneo repleto de adultos infantis”.

No primeiro encontro, no dia 03/05, às 19h, Pondé fala sobre “O marketing existencial: como vender significado para pessoas cada vez mais”. Mais informações em https://bit.ly/2KXOkOU​ 

Exposição. De segunda a sábado, o público pode conferir também a exposição "Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo", que reúne na Galeria de Arte do Instituto CPFL, em Campinas, a coleção completa do artista francês na Pinacoteca.

O conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista fica exposto gratuitamente ao público até 29 de junho. 

A exposição tem a curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe do museu e conta com recursos educativos desenvolvidos pelo NAE – Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, para uso autônomo, que estimulam a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras.

A exposição conta também com visitas educativas mediadas por educadores que estarão no local para atender ao público. As visitas são realizadas em grupos de até 45 pessoas. O agendamento de visitas ainda pode ser feito por e-mail monitoriainstitutocpfl@gmail.com ou pelo telefone (19-3756-8000).

O horário de funcionamento é, de segunda e terça, das 9h às 18h, de quarta a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Sobre o Instituto CPFL

Com 16 anos de atividades, o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, que tem sede em Campinas. A missão do Instituto CPFL é integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. Através do Circuito CPFL, o Instituto CPFL promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania. 

Em 2019, estão previstas iniciativas em cerca de 100 localidades, alcançando um público presencial estimado de milhares pessoas. O Instituto CPFL é responsável também pela difusão do conhecimento através das transmissões e do acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL, tradicional programa de debates que pode ser acompanhado pelo público no Youtube, no site, no app institutocpflplay, no Facebook e na TV aberta. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

O Instituto CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, número 1.632, na Chácara Primavera.

Tags:
    Instituto CPFL; Café Filosófico CPFL; Ricardo Timm de Souza; Exposição;