Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

“Arábia”, pequena joia do cinema brasileiro recente, tem exibição gratuita no Cine CPFL

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   20/05/2019

​“O filme é uma pequena joia, em que um sentido profundo dos tempos, assim como da composição da imagem, encontra uma prosa literária de primeira”. Assim escreveu o crítico de cinema da Folha de S.Paulo Inácio Araújo sobre “Arábia” (Brasil, 2017, 97 min, 16 anos), que acabava de ser eleito o melhor filme do Festival de Brasília em 2017. Para o autor, o longa compõe o melhor do cinema brasileiro recente.

Produzido em Minas Gerais e dirigido por Affonso Uchoa e João Dumas, o filme, que venceria também, no ano seguinte, o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), será exibido ao público do Cine CPFL nesta quarta-feira, 22/05, às 19h. A entrada é gratuita.

Com um ex-detento no papel principal, o longa conta a história de um operário metalúrgico que sofre um acidente e registra suas memórias em um diário. Encontrado por um jovem de Ouro Preto, Minas Gerais, o caderno narra uma verdadeira jornada do personagem pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados do país. 

“Momento a momento”, escreveu Araújo, “ele observa o mundo que o cerca e a si mesmo com uma simplicidade aguda, poética, compondo um monólogo digno da grande prosa mineira”. (Confira o trailer https://youtu.be/6u-cWAEMNTI).

A programação da semana no Cine CPFL tem sequência na quinta-feira, 23/05, às 19h, com a exibição do filme “Imagem e Palavra” (Suíça/França, 2018, 94 min, 14 anos), de Jean-Luc Godard. A entrada é gratuita.

Narrado pelo próprio diretor, o longa mostra o mundo árabe e ocidental com imagens de diversas origens (filmes antigos, fotografias, imagens de arquivo) e, por meio de uma linguagem que remete aos filmes de terror, retrata a violência da atualidade (confira o trailer https://bit.ly/2VtCtw4). 

Exposição. De segunda a sábado, o público pode conferir também a exposição "Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo", que reúne na Galeria de Arte do Instituto CPFL, em Campinas, a coleção completa do artista francês na Pinacoteca.

O conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista fica exposto gratuitamente ao público até 29 de junho. 

A exposição tem a curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe do museu e conta com recursos educativos desenvolvidos pelo NAE – Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, para uso autônomo, que estimulam a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras.

A exposição conta também com visitas educativas mediadas por educadores que estarão no local para atender ao público. As visitas são realizadas em grupos de até 45 pessoas. O agendamento de visitas ainda pode ser feito por e-mail monitoriainstitutocpfl@gmail.com​ ou pelo telefone (19-3756-8000).

O horário de funcionamento é, de segunda e terça, das 9h às 18h, de quarta a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Tags:
    Instituto CPFL; Cine CPFL;