Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Aneel aprova transferência do controle acionário da CPFL Energia para a State Grid

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   12/12/2016

​​
Campinas, 13 de dezembro de 2016 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, vem, em continuidade ao informado nos Fatos Relevantes divulgados em 2, 22, 23, 28 de setembro e 23 de novembro de 2016, comunicar aos seus acionistas e ao mercado em geral que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta data, o pedido de anuência para a transferência das ações de emissão da CPFL Energia detidas pelos acionistas integrantes de seu bloco de controle (Camargo Corrêa, Previ e Energia São Paulo FIA) à State Grid Brazil Power Participações Ltda., subsidiária brasileira da State Grid International Development Limited.

Esta autorização era a última condição precedente para a ocorrência do fechamento da transação e a consumação da transferência das ações de emissão da CPFL Energia detidas pelos acionistas controladores à State Grid, o que ocorrerá em data a ser oportunamente informada.

A publicação da aprovação no Diário Oficial da União deverá ocorrer nos próximos dias, e a CPFL Energia voltará a informar a seus acionistas e ao mercado em geral quando ocorrer a efetiva transferência das ações à State Grid ou a respeito de quaisquer outros desenvolvimentos relevantes em relação ao fato ora comunicado que lhe sejam informados pelas partes envolvidas na operação.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 14,3% de participação, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.192 MW no final do terceiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Tags:
    CPFL Energia; Aneel; State Grid; controle acionário; venda; Camargo Corrêa