Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Americana recebe unidade móvel “CPFL nas Escolas”

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   06/10/2015

​Projeto educacional busca orientar a comunidade para o consumo consciente de energia elétrica

Americana, 7 de outubro de 2015 – Saber como usar a energia elétrica de maneira inteligente, em forma de brincadeira, é o objetivo da segunda fase do projeto educacional "CPFL nas Escolas", uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista. Nos dias 7, 8 e 9/10, das 7h30 às 17h, a empresa levará uma Unidade Móvel de Ensino Multifuncional (carreta), na rua Nara Leão, n° 750, no Centro Integrado de Educação Pública Professora Maria Nilde Mascellani, no Parque Residencial Jaguari, em Americana.

A novidade dessa vez é o "Túnel do Conhecimento", um espaço inflável de 15 metros, que irá expor maquetes de usinas hidrelétricas, de energias renováveis, como a eólica e solar, além de experimentos sobre energia elétrica e equipamentos eficientes. Os visitantes também poderão gerar energia elétrica a partir da utilização de uma bicicleta.

Dentro da Unidade Móvel (carreta), serão desenvolvidas atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica e a utilização racional dos recursos. Aberta para a comunidade, principalmente para estudantes do ensino público, a iniciativa também permitirá que os visitantes participem de atividades lúdicas e artísticas (filme e peça de teatro) acerca do tema "energia".

"A primeira fase do projeto foi voltada para capacitar os educadores de escolas municipais e estaduais, para que sejam multiplicadores dos conceitos para as crianças. Após os conteúdos passados em sala de aula, a CPFL Paulista pretende agora envolver também as famílias a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades em que atua, promovendo o conceito de consumo eficiente", explica Luiz Carlos Lopes Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.

O CPFL nas Escolas, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),  já passou por aproximadamente 500 escolas municipais nas cidades da área de atuação das distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga. Em 2014, na região atendida pela CPFL Paulista, foram mais de 35 municípios contemplados, cerca de 1.500 educadores capacitados em quase 300 instituições que levaram à informação a mais de 50 mil alunos.

+ Eficiência

O Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia aplicou, em 2014, mais de R$ 57 milhões em investimentos de eficiência energética distribuídos nos 570 municípios atendidos pela concessionária nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, conforme aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foram atendidos 52.355 clientes e a quantidade de energia elétrica poupada na aplicação dos programas de eficiência energética da CPFL Energia, ano passado, foi de 39 mil MWh. A título de comparação, essa mesma quantidade de energia seria suficiente para abastecer, aproximadamente, 16.250 mil clientes residenciais, com consumo médio de 200 KWh mensais, pelo período de um mês.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 8%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Tags:
    cpfl nas escolas; americana; túnel do conhecimento;