Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

A State Grid apresenta: A Viagem Maravilhosa de China à América do Sul

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   30/05/2021

No dia de 28 de maio, em Pequim, a State Grid Corporation of China (State Grid) realizou o evento virtual A Viagem Maravilhosa de China à América do Sul. Por meio de intercâmbios culturais, que vão além das fronteiras, a State Grid busca fortalecer os efeitos positivos da cooperação e da construção de pontes de amizade entre a China e o Brasil, e entre a China e o Chile.

O evento retratou de forma abrangente, o desenvolvimento de negócios da State Grid na América do Sul. Guiando o público a conhecer os projetos de transmissão elétrica em Ultra-Alta Tensão de Belo Monte no Brasil e da CPFL Energia, visitando virtualmente também os locais de atuação da Chilquinta Energía S.A. de Chile e dos demais ativos do grupo na região Sul-Americana. 

O encontro é um exemplo prático de que a State Grid defende o princípio de cooperação e construção conjunta nos negócios, compartilhando os benefícios, e promovendo também a integração da cultura local e compreensão mútua entre os povos. Com o objetivo de construir laços de confiança entre a China e os países estrangeiros, valorizando o ambiente social, econômico e a população local dos países e regiões onde os ativos estão localizados.

A apresentação mostrou a tradicional da Ópera de Pequim ao público. Durante o espetáculo, mais de 40 funcionários estrangeiros da State Grid participaram da atividade interativa on-line. Os colaboradores aprenderam do significado das canções a como fazer maquiagens tradicionais usadas na Ópera de Pequim.  Por meio da experiência de ensino, das apresentações interativas, e de outras atividades, a empresa vem trabalhando para expandir a compreensão sobre a cultura chinesa aos funcionários estrangeiros, construindo uma imagem real, tridimensional e vívida da State Grid. Além disso, a equipe de atuação do projeto beneficente da CPFL Jovem Geração, que faz parte do instituto da CPFL Energia do Brasil e a Orquestra Maré do Amanhã, projeto patrocinado pela State Grid Brasil Holding (SGBH), fizeram apresentações instrumentais e artísticas durante o espetáculo.

A State Grid acredita na operação de investimento a longo prazo, promovendo o desenvolvimento de alta qualidade nos países em que atua. Para a empresa os negócios internacionais são uma parte fundamental da sua estrutura e do seu crescimento, visando a construção da iniciativa "Cinturão e Rota” - estratégia de desenvolvimento da China com a ampliação de investimentos em outros países. Através da plataforma State Grid International Development (SGID), a companhia opera e investe nas redes de energia estrutural em nove países e regiões, incluindo as Filipinas, o Brasil, a Austrália, Hong Kong, a Itália, Portugal, a Grécia, a Omã e o Chile, entre outros. Os projetos operam de forma regulamentada e padronizada, sendo reconhecidos pela sociedade e pelas agências reguladoras locais, estabelecendo uma boa reputação internacional. 

Nos últimos 10 anos de desenvolvimento no Brasil, a State Grid alavancou suas implementações de tecnologia, gerenciamento e marca para ajudar na construção da infraestrutura de energia do país, apoiando o desenvolvimento verde e sustentável de rede de energia local. Um grande exemplo disto é o projeto da transmissão elétrica em Ultra-Alta Tensão de Belo Monte, que foi construído e, é operado pela State Grid de forma independente. Este é o maior projeto de transmissão do Brasil e o primeiro marco para o desempenho no palco internacional da tecnologia de transmissão UHV da China. 

O projeto faz parte da iniciativa "Cinturão e Rota", e está ligado a capacidade internacional de produção na América do Sul. A linha de Ultra-Alta Tensão foi concluída com antecedência, operando de forma segura e estável com alta qualidade. Os benefícios econômicos e sociais abrangentes desse projeto são significativos, desempenhando um papel importante no aumento da competitividade internacional das empresas chinesas. Além disso, esse projeto ganhou o "Prêmio de Melhores Práticas de Gestão Socioambiental do Brasil" e o "Prêmio da Indústria China 2020". Sendo um projeto modelo para a State Grid na construção da iniciativa "Cinturão e Rota" e na relação de cooperação econômica e comercial entre a China e o Brasil.

Com foco na operação dos seus ativos no exterior, a State Grid cumpre ativamente suas responsabilidades sociais corporativas por meio dos patrocínios aos projetos sociais, tais como a Orquestra Maré do Amanhã, que oferece o ensino de música clássica a crianças e jovens do Complexo de Maré, a proteção de local histórico do Cais do Valongo, CPFL Jovem Geração e CPEL no Hospital, entre outros. Ao todo, a State Grid patrocina mais de 450 projetos, envolvendo a proteção do patrimônio mundial, esportes, cultura, arte, educação, medicina e outras áreas. São mais de 220 cidades, beneficiando mais de 110 mil pessoas. Desde 2019, a State Grid emite relatórios de responsabilidade social no Brasil, demonstrando transparência na atuação corporativa chinesa no exterior, ganhando inclusive o “Prêmio de Melhores Práticas para Gestão de Responsabilidade Social” do Pacto Global das Nações Unidas. 

Desde o surto da pandemia de COVID-19 em 2020, a companhia já doou mais de R$ 12 milhões em materiais de prevenção e combate ao coranavirus. Foram leitos hospitalares, máscaras e equipamentos médicos, e cestas do alimento para comunidades locais onde atua. Em paralelo, a State Grid atuou em prol da segurança de seus colaboradores, com mecanismos de prevenção e controle.

A Viagem Maravilhosa de China à América do Sul é um evento de intercâmbio cultural, que atravessa fronteiras em grande escala, conectando a companhia na China e os braços de atuação na América do Sul, virtualmente, diante do contexto de pandemia. A atividade faz parte do projeto da State Grid para trabalhar próximos as empresas locais ampliando cooperação. Por meio da Ópera de Pequim, como representante cultural chinesa, realizamos o evento de intercâmbios e interações, aprofundando a relação com os funcionários locais do Brasil e de Chile. Promovendo maior compreensão, reconhecimento, confiança mútua e integração cultural para o desenvolvimento sustentável das empresas em conjunto para futuro melhor juntos.​

Tags:
    State Grid; China; Brasil; Chile