Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

A energia através do tempo é tema de mostra promovida pela CPFL em Santos

Escrito por:

CPFL Imprensa    11/04/2013

​Exposição permanece em cartaz de 13 de abril a 19 de maio, com entrada franca, no CAIS 

O público é convidado para uma viagem no tempo na exposição 100 Anos de História e Energia, promovida pela CPFL Energia, no Centro de Atividades Integradas de Santos (CAIS), de 13 de abril a 19 de maio. Utilizando recursos tecnológicos e interativos, a mostra aborda as conquistas do setor elétrico, a partir das descobertas que levaram ao funcionamento de equipamentos como o rádio, o telefone, a internet, instrumentos que aproximaram pessoas do mundo todo. 

“Estreamos essa mostra em novembro passado, como parte das comemorações do centenário do grupo CPFL, em nossa Sede, em Campinas. Agora temos a satisfação de levá-la também a  importantes cidades de nossa área de atuação, a começar por Santos, atendida pela CPFL Piratininga. Para esta edição, foi produzido um módulo especial, no qual é mostrada a história da energia elétrica nos últimos cem anos na cidade”, afirma Augusto Rodrigues, Diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL Energia. 

Documentos, fotografias, depoimentos e vídeos também são meios que proporcionam ao visitante uma ampla visão sobre a importância da energia elétrica no cotidiano paulista. Faz parte do projeto a produção de um livro catálogo, que será distribuído para instituições culturais, pesquisadores e universidades. A exposição tem curadoria do historiador Renato de Oliveira Diniz e produção de Ana Maria Xavier. 

Autoexplicativa, 100 Anos de História e Energia é dividida em quatro módulos: 

1- Os Pioneiros da Energia Elétrica - 1912 a 1927: o período vai da consolidação do fornecimento de energia elétrica como negócio local ou regional à venda das empresas do setor para grupos internacionais. 

2- A Hegemonia do Capital Internacional - 1927 a 1954: o período abrange do monopólio dos grupos internacionais à crise de fornecimento dos anos 1940 e 1950; trata ainda das discussões técnicas e ideológicas que culminaram com a nacionalização das empresas e a intervenção estatal no setor. 

3- A intervenção Estatal -1954 a 1997: o período aborda o domínio das empresas estatais inicialmente na geração e transmissão e, posteriormente, na distribuição de energia elétrica. A partir da intervenção do Estado, as energéticas paulistas se transformaram em um dos maiores parques hidrelétricos do mundo. 

4- O Retorno dos Investimentos Privados - 1997 até os dias atuais: o período destaca a desestatização do setor e o início dos investimentos privados, como resposta à  crescente demanda por geração de energia elétrica e pela busca de  fontes limpas e renováveis. 

Serviço:

Exposição 100 Anos de História e Energia

Período: de 13 de abril a 19 de maio 2013

Local: Centro de Atividades Integradas de Santos – CAIS  ( Av. Rangel Pestana, 184 Vila Matias. Santos)

Horário: Segunda a sexta, das 10h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h.

Entrada Franca

 

 
Tags: