O forte temporal que atingiu todo o interior de São Paulo na tarde de anteontem (8/9) afetou o fornecimento de energia para parte dos clientes das distribuidoras, principalmente nas áreas da CPFL Paulista e CPFL Piratininga. A situação climática registrada foi totalmente atípica, com ventos de 100km/h e já é considerada um dos maiores temporais em toda a história da concessão da CPFL no interior de São Paulo, pela sua intensidade e abrangência.
No pico das ocorrências, anteontem às 17h40, foram registrados 736 mil clientes sem energia na CPFL Paulista, e 100 mil consumidores na CPFL Piratininga. Hoje, às 7h, 95% dos clientes que tiveram o fornecimento de energia elétrica comprometido pelo temporal já tiveram o serviço restabelecido nas duas empresas.
A CPFL reforça também que todas as equipes de eletricistas das distribuidoras foram mobilizadas no início do temporal e permanecem acionadas para solucionar os casos de falta de energia o mais breve possível.
Toda força de trabalho foi mobilizada para atender o mais rapidamente as cargas essenciais, que são hospitais, unidades básicas de saúde, clientes com UTI domiciliar, escolas e demais prédios e equipamentos públicos. O trabalho realizado prioriza a retirada de árvores de grande porte e objetos que caíram sobre a rede elétrica e a reconstrução da mesma, sempre em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Transito e outros órgãos públicos.
A empresa tem ciência dos casos de falta de energia e o trabalho de recuperação do sistema elétrico seguirá, com todas as equipes mobilizadas até o completo restabelecimento do serviço. As cidades que ainda mais enfrentam problemas neste momento são Campinas, Americana e Marília, na CPFL Paulista, e Indaiatuba e Jundiaí, CPFL Piratininga.
Os principais danos registrados pela CPFL neste temporal foram ocasionados pela força dos ventos de 100 km/h ou descargas atmosféricas, que derrubaram postes, galhos ou árvores e objetos sobre a rede elétrica.
Em alguns locais de difícil acesso, como redes rurais, onde ocorreram problemas com quedas de árvores ou alagamento o atendimento está encontrando mais dificuldades. A previsão é que a maioria desses clientes seja restabelecida o mais breve possível.
A situação do fornecimento de energia elétrica hoje, às 20h30 é a seguinte:
CPFL Paulista
Campinas – 2 mil clientes afetados.
Americana – 4 mil clientes afetados
Santa Bárbara D´Oeste – 1 mil clientes afetados
Sumaré – fornecimento de energia normalizado. Equipes direcionadas para casos pontuais e em regiões de difícil acesso.
Paulínia – 900 clientes afetados
Piracicaba – 1 mil clientes afetados
São Carlos – fornecimento de energia normalizado. Equipes direcionadas para casos pontuais e em regiões de difícil acesso.
Brotas – 800 clientes afetados
Bauru – fornecimento de energia normalizado. Equipes direcionadas para casos pontuais e em regiões de difícil acesso.
Araraquara – fornecimento de energia normalizado. Equipes direcionadas para casos pontuais e em regiões de difícil acesso.
Região de Marília – 6 mil clientes afetados
CPFL Piratininga
Jundiaí – fornecimento de energia normalizado. Equipes direcionadas para casos pontuais.
Várzea Paulista – 950 clientes afetados
Contato com a empresa também é feito pelo celular ou pela internet
O acesso do cliente das distribuidoras da CPFL é facilitado pelo serviço gratuito de atendimento, por mensagens via celular, smartphone e também e-mail. No caso de desligamento, o aviso via celular é simples. O cliente da CPFL Paulista ou CPFL Piratininga precisa digitar o seu código de cliente – que consta na conta de energia elétrica – e enviar para o número 27351 (CPFL Paulista) ou 27304 (CPFL Piratininga). A central identifica se há falta de energia no imóvel e responde com a previsão para o restabelecimento. Se o cliente solicitar o cadastramento de seu celular, ele recebe o comunicado automaticamente sempre que houver um desligamento.
Canais de atendimento ao cliente
- Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
- Site: www.cpfl.com.br
- SMS: enviar para 27351 (CPFL Paulista) ou 27304 (CPFL Piratininga) - em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento)
- CPFL Paulista - 0800 010 1010 (ligação gratuita) - [email protected]
- CPFL Piratininga - 0800 0 10 2570 (ligação gratuita) - [email protected]