Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Horário de verão gera economia de 141 GWh nas áreas de concessão da CPFL Energia

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   25/02/2015

 Editor de Conteúdo

​​​Volume de energia economizado seria suficiente para abastecer Campinas por 14 dias ou Caxias do Sul por 38 dias

Campinas, 26 de fevereiro de 2015 – Os mais de 7,5 milhões de consumidores abastecidos pelas oito distribuidoras da CPFL Energia em 571 cidades nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais economizaram 141 GWh no horário de verão 2014/2015, encerrado no último final de semana. O volume seria suficiente para abastecer Campinas (SP) por 14 dias ou Caxias do Sul (RS) por 38 dias. 

A CPFL Paulista, que atende 3,9 milhões de clientes em 234 municípios no interior paulista, foi a empresa que registrou a maior economia: 80,2 GWh, o equivalente a 14 dias de consumo de Ribeirão Preto (SP), cidade abastecida pela concessionária. 

Em seguida vem a CPFL Piratininga, distribuidora que atende 1,5 milhão de clientes em 27 municípios no interior e no litoral paulista. Os consumidores da concessionária economizaram 32 GWh, o que representa seis dias de demanda da cidade de Santos (SP) ou de quatro dias em Cubatão, também na Baixada Santista.

A economia alcançada pelos mais de 1,4 milhão de consumidores na área de concessão da RGE, composta por 255 municípios no Rio Grande do Sul, foi de 15,6 GWh. Isso seria suficiente para abastecer Passo Fundo por 10 dias ou Bento Gonçalves por 14 dias, duas cidades atendidas pela distribuidora gaúcha.  

Mesmo com o fim do horário do verão, as distribuidora da CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, continua incentivando que cada cliente use a energia elétrica de forma consciente e inteligente. Seguem algumas dicas para economizar energia:

  • Desligue os aparelhos eletrônicos (evitar deixar em stand by pode trazer uma economia de até 10% por mês na conta de energia elétrica, dependendo da quantidade de aparelhos);
  • Apague as luzes ao sair (criar o hábito de desligar tudo ao sair do cômodo). Desligue as lâmpadas e explore a luz natural;
  • Acumule roupas para lavar e também para passar. Passe e lave as roupas de uma vez só. (Ao ligar e desligar o ferro de passar ou a máquina de lavar você está gastando uma grande quantidade de energia);
  • Substitua aparelhos antigos que gastam mais energia (eletroeletrônicos);
  • Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição "verão" (o consumo será cerca de 30% menor);
  • Limpe periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro;
  • Tome banhos mais rápidos e deslige a torneira ao se ensaboar;
  • Nunca reaproveite uma resistência queimada. Isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a segurança do usuário;
  • Instale a geladeira em local bem ventilado, não encostada em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas; 
  • Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas; 
  • Nunca coloque alimentos quentes na geladeira e não forre as prateleiras da geladeira;
  • Não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo e não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado;
  • Não dorma com a televisão ligada;
  • Não use benjamins (peça para ligar vários aparelhos a uma só tomada);
  • Nos banheiros, cozinhas, lavanderia e garagem, instale lâmpadas fluorescentes. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia (uma lâmpada fluorescente de 15 a 40 Watts ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 Watts. Se, para iluminar uma cozinha, utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, ao substituí-la por uma fluorescente de 32 Watts, a economia será de 1/3 e a durabilidade será de 5 a 10 vezes maior).

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.
Tags:
    horário; verão; CPFL;