Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Santa Cruz repassa cerca de R$ 269 mil aos CMDCAs de Jacarezinho e Ribeirão Claro

Escrito por:

Assessoria de Imprensa CPFL Energia   09/02/2015

A CPFL Santa Cruz destinou cerca de R$ 269 mil para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) das cidades de Jacarezinho e  Ribeirão Claro, para apoiar o Projeto de Diagnóstico Situacional da Criança e do Adolescente que será realizado em 2015. Esse recurso é proveniente da dedução de 1% do Imposto de Renda devido da empresa. 

A experiência de mais de 10 anos com o Programa de Apoio aos CMDCAs, motivou a empresa a contribuir de forma mais efetiva no fortalecimento dos Conselhos e da rede de proteção e na disseminação de políticas públicas. Assim, a interferência em realidades sociais trás ganhos muito mais abrangentes.

 “A distribuidora preocupa-se com a melhoria da qualidade de vida dos públicos que atende e nesse sentido, busca soluções que garantam as condições necessárias ao pleno desenvolvimento, especialmente àqueles em situações de vulnerabilidade social”, afirma o diretor-presidente da CPFL Santa Cruz, Carlos Zamboni Neto. 

Segundo o acompanhamento feito pela PRATTEIN, consultoria especializada em Desenvolvimento Social, entre 2004 e 2014 em 130 municípios do Brasil, os principais problemas enfrentados pela rede local de proteção da Criança e do Adolescente são: violências domésticas (maus tratos, negligência, abandono), adolescentes em conflito com a lei, envolvimento de crianças e adolescentes com álcool e drogas, ruptura dos vínculos familiares, abuso sexual ou exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e evasão escolar.  

Os Conselhos Municipais da Criança e Adolescente (CMDCA) são importantes instrumentos de execução das políticas públicas para esse público, porém a falta de recursos e de capacitação adequada prejudica o entendimento da realidade das crianças e adolescentes nas cidades, e consequentemente a aplicação eficiente dos recursos captados.

O CMDCA de Ribeirão Claro, norteando-se pelas características do município, com apoio de alguns setores da comunidade, tem promovido campanhas de divulgação, conscientização e arrecadação de fundos, com visitas às empresas e segmentos organizados, para ampliar projetos que atendam às diversas políticas de proteção à criança e ao adolescente, atendendo assim às 2.994 crianças e adolescentes da cidade.

As ações elencadas foram pensadas para serem executadas dentro de um intervalo de tempo compreendido entre 2014 a 2017, prevendo ações imediatas e permanentes, a médio e longo prazo, em respeito às necessidades e a realidade local. Para os municípios de pequeno porte, como Ribeirão Claro, onde geralmente os recursos são poucos, são extremamente importantes as parcerias com empresas.

“A importância do apoio das empresas em doações, contribui para a efetivação dos projetos, que trazem benefícios incalculáveis à população mais vulnerável. Estamos imensamente agradecidos por ter podido contar com a participação, colaboração e parceria da CPFL, e acima de tudo, por ter efetuado a doação de recursos e ter acreditado no sucesso do nosso projeto”, afirma Juceli Aparecida Spaduto, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Ribeirão Claro.

O CMDCA de Jacarezinho atua em diversas vertentes da política municipal da criança e adolescente, pois acompanha as ações executadas pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Assistência, além de supervisionar a rede socioassistencial. Um dos equipamentos públicos, que desenvolve ações para as crianças e adolescentes, é o Centro da Juventude José Richa, o qual atende 1.300 pessoas por semana, ofertando atividades culturais, esportivas e de qualificação profissional. ​

“Esta importante parceria com a CPFL propiciará a realização de um diagnóstico, da situação atual das nossas crianças e adolescentes, permitirá fortalecer as ações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura Municipal de Jacarezinho. Pois, norteará o planejamento das políticas, as quais são fundamentais para assegurar o direito dessas”, pontua o vice-presidente do CMDCA e Secretário Municipal de Assistência Social, Sidnei Ferreira. 

Alinhado à sua Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa o Programa CPFL de Apoio aos Conselhos Municipais e Iniciativas Federais, através de leis de incentivo fiscal, atua em quatro diferentes frentes: Conselhos Municipais da Criança e Adolescente, Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, pacientes com câncer e pessoas com deficiência física.

Tags:
    CMDCA; Jacarezinho; Ribeirão Claro