Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia vence licitação para construir subestação no interior de São Paulo

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   08/01/2015

Instalação será construída no município de Morro Agudo, reforçando o fornecimento de energia na região nordeste da CPFL Paulista

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, venceu a disputa pelo lote I do primeiro leilão de transmissão de 2015, realizado hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa arrematou uma subestação de transmissão de 500/138 kV de tensão no município paulista de Morro Agudo, na região nordeste da área da distribuidora CPFL Paulista. 

A proposta vencedora da CPFL Energia foi uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 10,8 milhões, deságio de 32,59% em relação à receita-teto estabelecida pela Aneel para o leilão. O contrato de concessão terá duração de 30 anos, e a expectativa é de que seja assinado junto ao regulador ao final de março deste ano. A partir disso, o grupo terá 30 meses para colocar a subestação em operação comercial.

A implantação da subestação Morro Agudo aumentará a confiabilidade do sistema de distribuição da CPFL Paulista, reforçando o fornecimento de energia nas regiões de Ribeirão Preto, Bebedouro, São Joaquim da Barra e Sertãozinho, no Nordeste do Estado de São Paulo. “A subestação também permitirá o escoamento da energia elétrica produzida pelas usinas de açúcar e álcool da região”, afirma o diretor de Engenharia da CPFL Energia, Paulo Bombassaro. 

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Tags:
    leilão; morro agudo; CPFL Geração;