Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia promove seminário internacional para discutir tendências do setor elétrico e das cidades

Escrito por:

Assessoria de imprensa   24/02/2015

Evento conclui o projeto P&D ANEEL "A Energia na Cidade do Futuro - Visão 2030" e traz benchmark de cidade sustentável de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes​

Campinas, 21 de janeiro de 2015 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, reunirá especialistas internacionais, autoridades e empresas para debater as tendências tecnológicas, regulatórias e comerciais no Seminário Internacional "A Energia na Cidade do Futuro - Visão 2030", no dia 18 de março, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo site http://cpflvisao2030.gesel.ie.ufrj.br/index.php/ até 9 de março. O evento é gratuito e as vagas, limitadas.

Entre os palestrantes internacionais já confirmados para o seminário estão o diretor de Regulação da National Grid (Reino Unido), Paul Whittaker, o diretor de Inovação e Políticas da Carbon Trust, James Wilde, e o líder de Estratégia e Inovação para Masdar City, Steve Severance. Este último apresentará o projeto da Masdar City, cidade planejada que está sendo construída em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e é considerada uma das mais sustentáveis do mundo.

O evento marca o encerramento do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) "A Energia na Cidade de Futuro". Em parceria com o GESEL/UFRJ e a Roland Berger e patrocinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a CPFL Energia discutiu durante dois anos temas estratégicos para o futuro do setor elétrico e das cidades, com foco na sustentabilidade, no uso prioritário de fontes renováveis, na gestão inteligente de recursos energéticos e no consumo racional de energia.​

Por meio de palestras de especialistas nacionais e internacionais e de mesas de discussões, suportados por vasta pesquisa acadêmica sobre os temas, o seminário internacional irá debater os assuntos estudados durante o projeto, tais como matriz energética, mobilidade elétrica, redes inteligentes, tendências comerciais e regulatórias, entre outros. O objetivo do evento é divulgar os resultados e conclusões do projeto à sociedade, estimulando o debate sobre qual o modelo de desenvolvimento desejado para as cidades e para o uso da energia.

Autoridades do setor elétrico já confirmaram presença, entre os quais o presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Luiz Eduardo Barata, os diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Reive de Barros e José Jurhosa Junior e o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Amilcar Guerreiro. Além disso, especialistas de renome, como o ex-presidente da Cteep e professor da USP, Sidnei Martini, e o ex-presidente da Cesp e professor da USP, o físico José Goldenberg, também estarão entre os palestrantes.

O evento contará com a participação do presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Junior, da presidente da CPFL Geração, Karin Luchesi, do presidente da CPFL Brasil, Fábio Zanfelice, do diretor de Estratégia e Inovação, Rafael Lazzaretti, e o diretor de Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol, em mesas temáticas. A programação completa do evento será divulgada posteriormente.

 

Serviço

Data: 18 de março de 2015

Horário: das 9h às 18h30

Inscrições: Gratuitas (vagas limitadas)

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel - Avenida das Nações Unidas, 12.559 - Brooklin Novo, São Paulo – SP

Site: http://cpflvisao2030.gesel.ie.ufrj.br/index.php/

 

Sobre a CPFL Energia​

A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.​

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Tags:
    CPFL, 2030, P&D, seminário